Seminário vai unir experiências turísticas de Gramado com as Montanhas Capixabas

O turismo é peça fundamental na economia do país. A atividade registrou um faturamento de R$ 208 bilhões em 2022, um crescimento de 28% em relação a 2021, segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Dentre os destinos mais procurados pelos turistas está a Serra Gaúcha.

Não é à toa que Gramado está sempre entre as cidades mais buscadas pelos brasileiros para viajar, afinal, a região encanta por sua gastronomia, belas paisagens e atrações que garantem diversão o ano todo, entre elas, a Páscoa, o Festival de Cinema e o Natal Luz.

Anúncio

No Espírito Santo, a atividade turística apresentou crescimento de 25,5% no ano de 2022, De acordo com dados do Instituto Jones Santos Neves (IJSN). A receita arrecadada com o turismo no Estado subiu 42,9% no ano passado, em relação a 2021.

Anúncio

Para unir essas duas realidades e trocar experiências, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau realizará o V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, com o tema: “O que torna um destino turístico case de sucesso?”. O evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto de 2023, no auditório do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins.

Uma comitiva da Serra Gaúcha já confirmou presença. Entre os palestrantes, Nestor Tissot – prefeito de Gramado; Claudiomar Portal de Souza – presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur) e Eduardo Zorzanelo – CEO da Rossi e Zorzanelo (realizador da Festuris, Connection e Chocofest).

Também estarão presentes e contarão suas experiências: Weverson Meireles – secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo e Paulo Maia – diretor do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis).

“Esta é uma ação que vem de encontro com a Política de Regionalização do Turismo para o fortalecimento das governanças regionais e municipais. Debater boas práticas para o turismo sustentável, vinculado ao agroturismo, ao turismo de natureza e em especial o turismo de experiência, acompanhando as diretrizes da Organização Mundial do Turismo, é fundamental para o desenvolvimento integrado e ordenado do setor”, afirma o secretário Meireles.

O V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e tem apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo, Senac, Sicoob, Sebrae e prefeituras de Domingos Martins a Venda Nova do Imigrante. A produção é da Nova Comunicação.

AGROTURISMO – Durante o seminário, haverá a possibilidade dos empreendedores do agroturismo estarem presentes com seus produtos. A estimativa é de que mais de 400 pessoas participem do evento, que é destinado, principalmente, a empreendedores e empresários turísticos e gestores públicos. Informações sobre como participar com seus produtos podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp: (27) 3248-0035.

INSCRIÇÕES – A inscrição para quem deseja participar do seminário é gratuita, e deve ser feita no link: https://forms.office.com/r/du4K5rnUN2. O restaurante do China Park funcionará para almoço, sendo o custo de responsabilidade do participante.

PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A AJUSTES)

V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas

  • Tema: O que torna um destino turístico case de sucesso?
  • Data: 22 e 23 de agosto
  • Horário: 22/08 – 8h às 17h; 23/08 – 8h às 12h
  • Local: Auditório do Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins

Dia 22/08 (terça-feira)

  • 8h – Credenciamento e café de boas-vindas
  • 9h – Abertura e fala das autoridades
  • 9h30 – Painel: A preparação do destino por meio da qualificação dos serviços turísticos

Claudiomar Portal de Souza (RS): presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur)

Paulo Maia (ES): diretor do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis)

  • 10h30 – Painel: Eventos como estratégia para geração de fluxo turístico

Eduardo Zorzanelo (RS): CEO Rossi e Zorzanelo (realizador da Festuris, Connection e Chocofest)

Weverson Meireles (ES) – secretário de Turismo do Espírito Santo

  • 11h30 – Almoço
  • 13h30 – Painel: A Gastronomia como indutor turístico (SENAC)
  • 14h30 – Turismo de Experiência (SEBRAE)
  • 15h30 – Gramado: Um case de sucesso

Nestor Tissot (RS) Prefeito de Gramado – Eleito duas vezes Prefeito Empreendedor Nacional pelo Sebrae

  • 17h – Encerramento com a presença do fogão móvel de Venda Nova do Imigrante

Dia 23/08 (quarta-feira)

  • 9h às 12h – Atualização planejamento estratégico da região turística Montanhas Capixabas e produção da Carta Montanhas Capixabas (carta de intenções do setor que será entregue a autoridades políticas estaduais).

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...