Seminários sobre trabalho decente na cafeicultura são realizados em municípios capixabas

Foto: Julio Huber

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) participa de seminários sobre “O Pacto do Trabalho Decente e a Mecanização na Cafeicultura”, promovidos pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRTE/ES). A série de encontros já começou em alguns municípios da região sul capixaba devido à época de colheita do café arábica.

Anúncio

Durante essas reuniões, com lideranças, empresários, produtores e trabalhadores, diversos temas serão discutidos como os cenários e exigências do mercado externo, trabalho decente e legal, trabalho ilegal e condições análogas à escravidão, além de segurança e saúde no trabalho. Os seminários aconteceram em Iúna na última quarta-feira (24), em Ibatiba na quinta (25) e terminará em Brejetuba nesta terça-feira (30).

As agendas integram parte das atividades da Mesa Tripartite de Diálogo Permanente na Cafeicultura do Espírito Santo, composta pela representação patronal rural (Faes), pelos trabalhadores (Fetaes) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem como intuito discutir boas práticas de trabalho decente no setor e propor melhorias e ações para segurança e saúde dos trabalhadores, visando aumentar a produtividade e preservar o potencial econômico do setor agrícola.

Anúncio

O presidente da Faes, Júlio Rocha, ressalta a importância dessa ação. “Esse diálogo e cooperação entre as entidades são fundamentais para o setor agropecuário capixaba, pois conscientiza o cumprimento das normas trabalhistas, essencial para garantir os direitos dos trabalhadores e empregadores e, consequentemente, evitar multas e processos judiciais”.

No primeiro semestre do ano, as entidades realizaram o mesmo seminário na região norte capixaba, durante a colheita do café conilon nos municípios de Linhares, Boa Esperança, Nova Venécia, Rio Bananal, São Mateus e Jaguaré, sendo este o maior produtor nacional deste tipo.

Brejetuba

  • Data: 30/07 (terça-feira)
  • Horário: 15h
  • Local: Auditório do CRAS
  • Endereço: Rua Carmen Alzerina de Souza, Bairro Bellarmino Ulyana

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes/Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Controle de doença nos laranjais sustenta posição do Brasil no mercado global

Foto: Freepik A força da citricultura brasileira no mercado internacional passa, cada vez ...

Credibilidade sanitária impulsiona agronegócio brasileiro em cenário de novas barreiras comerciais

Foto: Mapa A decisão dos Estados Unidos de deixar de fora produtos como ...

Safra recorde no Brasil pressiona cotações, mas oferta global limitada sustenta mercado do café

Foto: Freepik A expectativa de uma safra recorde de café no Brasil em ...

Tecnologia na irrigação reduz desperdício de água e muda lógica da produção no campo

Foto: Divulgação/Netafim No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ...

Frutas brasileiras avançam na Índia e setor busca ampliar espaço em mercado de 1,4 bilhão de consumidores

Foto: Freepik A fruticultura brasileira deu mais um passo na estratégia de expansão ...