Senar-ES em parceria com a Afecc vai oferecer treinamentos para pacientes oncológicos do meio rural

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) visitaram a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Affec) para dar início ao planejamento de uma nova parceria. O objetivo é atender os pacientes do meio rural da associação com os treinamentos de Promoção Social e Formação Profissional do Senar-ES durante seu tratamento oncológico. 

“Muitos dos nossos pacientes vem do meio rural. A maioria chega nos ônibus da prefeitura por volta de 6h e só vão embora por volta de 21h, isso porque precisam esperar a condução. Se um paciente atrasa, todos precisam esperar mesmo que já tenham sido consultados. Com isso, eles ficam aguardando ociosos no hospital, o que causa muita ansiedade”, explica a supervisora administrativa da Afecc, Debora Pesca. 

Continua após o anúncio

Atualmente, a Afecc já faz um trabalho com esses pacientes com terapias psicológicas, terapias relaxantes, arte terapia, yoga, leituras, aulas de canto, entre outros. O objetivo do Senar-ES é contribuir com esse projeto realizando ações para promoção de saúde, aulas shows, treinamentos e workshops. 

Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, a instituição tem muito o que contribuir com o projeto realizado pela Afecc. “Queremos trazer nossos programas de Promoção Social e Formação Profissional para esses pacientes rurais para que possam ter uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento”, disse. 

“A reunião foi muito gratificante e acredito que essa parceria será de muito sucesso. Estamos ansiosos para dar início a esse novo projeto”, diz a gerente de projetos socias da Afecc, Jacqueline Ermidorf. 

Fonte: Comunicação Senar-ES

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...