Senar-ES em parceria com a Afecc vai oferecer treinamentos para pacientes oncológicos do meio rural

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) visitaram a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Affec) para dar início ao planejamento de uma nova parceria. O objetivo é atender os pacientes do meio rural da associação com os treinamentos de Promoção Social e Formação Profissional do Senar-ES durante seu tratamento oncológico. 

“Muitos dos nossos pacientes vem do meio rural. A maioria chega nos ônibus da prefeitura por volta de 6h e só vão embora por volta de 21h, isso porque precisam esperar a condução. Se um paciente atrasa, todos precisam esperar mesmo que já tenham sido consultados. Com isso, eles ficam aguardando ociosos no hospital, o que causa muita ansiedade”, explica a supervisora administrativa da Afecc, Debora Pesca. 

Atualmente, a Afecc já faz um trabalho com esses pacientes com terapias psicológicas, terapias relaxantes, arte terapia, yoga, leituras, aulas de canto, entre outros. O objetivo do Senar-ES é contribuir com esse projeto realizando ações para promoção de saúde, aulas shows, treinamentos e workshops. 

Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, a instituição tem muito o que contribuir com o projeto realizado pela Afecc. “Queremos trazer nossos programas de Promoção Social e Formação Profissional para esses pacientes rurais para que possam ter uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento”, disse. 

“A reunião foi muito gratificante e acredito que essa parceria será de muito sucesso. Estamos ansiosos para dar início a esse novo projeto”, diz a gerente de projetos socias da Afecc, Jacqueline Ermidorf. 

Fonte: Comunicação Senar-ES

Últimas notícias

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...

Mapa reforça vigilância após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que está acompanhando e ...

Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe ...

Agricultura familiar recebe investimentos no Espírito Santo

Para comemorar a Semana da Agricultura Familiar, o Governo do Estado anunciou um ...