Senar-ES forma turmas de Agronegócio em Rio Bananal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES) formou 72 pessoas do curso técnico em agronegócio do Polo presencial de Rio Bananal, no Norte do Estado. Os formandos são das turmas de 2018/1, 2019/1, 2020/1 e 2021/1. Ao todo, 41 formandos participaram do evento no dia 23 de setembro, no Cerimonial Recanto da Mata, em Rio Bananal.

“Por conta da pandemia de Covid-19, que começou em 2020, os formandos não puderam se reunir para celebrar a tão esperada formatura. O curso que previa aulas práticas presenciais, precisou ser adaptado e a metodologia 100% online foi adotada. Durante dois anos de curso a turma de 2020, por exemplo, só se encontrou virtualmente. Portanto, é com muita alegria que nos reunimos agora para celebrarmos a conclusão desta importante etapa da vida dos nossos Técnicos”, esclarece a coordenadora pedagógica do SENAR, Tiara Ceruti.

Anúncio

O presidente do Sindicato Rural Patronal de Rio Bananal, Eristeu Giubert Júnior, destacou a importância do polo para o município e região. “Temos aqui formandos não só de Rio Bananal, mas de várias cidades do Estado, muitos deles produtores e filhos de produtores rurais. São novos profissionais que vão trabalhar a gestão das propriedades e melhorar a produção local”, afirma.

Anúncio

O curso tem duração de 2 anos e conta com 80% das aulas online e 20% presencial aos sábados, além de ser inteiramente gratuito. Após a formação, o profissional pode atuar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. O polo de Rio Bananal foi inaugurado em 2017, já os outros polos do Estado que ficam nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Domingos Martins inauguram em 2020.

A mesa de honra foi formada pelo diretor técnico, administrativo e financeiro do SENAR-ES, Fabrício Gobbo, presidente do Sindicato Rural Patronal de Rio Bananal, Eristeu Giubert Júnior, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Rio Bananal, Tiago Tamanhoni, presidente da Câmara Municipal de Rio Bananal, Judaci Geraldo Dalcumune Bolsoni, coordenadora pedagógica do SENAR-ES, Tiara Ceruti, representante do Sicoob, Elizandra Aparecida Faria e pelo professor e pedagogo Luiz Gustavo Luz. Também estiveram presentes no evento representantes das equipes de Tutoria Presencial e Administrativa da formação técnica do SENAR.

CASAMENTO – Os formandos Ester Chagas de Angeli e Braine Mutz Cazelli são da turma de 2021. Segundo eles, por conta da pandemia apenas os últimos 6 meses de curso foram presenciais. O casal de produtores rurais é de Vila Valério e se casaram durante o curso.

“Nós já morávamos juntos e nos casamos ano passado, no meio do curso. Durante esse processo, um incentivou o outro, houve muita parceria, o que foi muito importante porque não foi fácil trabalhar na roça e estudar, mas graças a Deus conseguimos concluir e hoje comemoramos essa importante etapa de nossas vidas”, afirma Ester.

VIAGEM – O formando André Nunes Borges, da turma de 2018, é produtor rural no interior de Nova Venécia, e precisou enfrentar mais de cinco horas de viagem, com vários trechos de estradas de chão, para estudar em Rio Bananal.

“Esse vai e vem pra cá foi muito complicado, como moro na roça, enfrento muita estrada de chão, o que torna a viagem mais demorada. Algumas vezes precisei dormir na casa de parentes para conseguir chegar a tempo para as aulas, mas consegui concluir o curso. Eu produzo café, pimenta e crio gado leiteiro, e estou começando um pequeno plantio de cacau também, então o curso serviu de base técnica para alavancar minha produção”, ressalta.

INCENTIVO – A formanda da turma de 2020, Adeilza da Silva Barbosa Schuambach, que mora em Linhares, afirma que começou o curso presencial, mas concluiu por meio do método a distância, mas apesar das dificuldades por conta da pandemia, ela incentivou mais pessoas da família a fazerem o curso também.

“Eu sou de família rural, nós produzimos pimenta, então o curso foi muito bom para auxiliar nos trabalhos. Agora vou trazer mais pessoas da família, meu filho e marido também vão fazer o curso e, se Deus quiser, vão se formar e a gente vai vir aqui comemorar junto”, afirma.

CONHEÇA O CURSO – O curso técnico em Agronegócio é voltado para pessoas que tenham concluído o ensino médio, busca formar técnicos de nível médio na gestão do agronegócio que serão habilitados para atuar nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira e é totalmente gratuito. Para ingressar é necessário participar de um Processo Seletivo com regras definidas por meio de edital.

Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio
Habilitação Profissional: Técnico em Agronegócio
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: A distância (80% online e 20% presencial)
Carga Horária Total: 1.200 horas
Duração do Curso: 4 semestres

Além do curso Técnico em Agronegócio, a Regional Espírito Santo oferta também os cursos Técnicos em Fruticultura e em Zootecnia. Saiba mais em: http://etec.senar.org.br/

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Recorde: Brasil exporta 3,7 milhões de sacas de café em agosto

Foto: Freepik A exportação brasileira de café totalizou 3,733 milhões de sacas de ...

Décima etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Colíder (MT) avaliou 520 animais

Colíder (MT) foi sede da décima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade ...

Homem é preso acusado de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Fotos: PMA Julio Huber Um homem foi preso, em Victor Hugo, distrito de ...

Governo decreta estado de emergência devido a incêndios florestais no Espírito Santo

Foto: Polícia Militar Ambiental O número crescente de incêndios no Espírito Santo fez ...

Prêmio de qualidade do café do Cerrado Mineiro bate recorde de inscrições

O 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro (RCM) alcançou um marco histórico com ...