Será que vai chover no Natal? Veja a previsão para a semana natalina

O Natal está chegando. E muitas pessoas perguntam como vai ficar o tempo no fim de semana do Natal, entre o dia 24 de dezembro e o domingo (26). De acordo com o Climatempo, nas vésperas do fim de semana do Natal de 2021, uma baixa pressão atmosférica se organiza e se intensifica na costa da Região Sudeste. Embora este sistema se afaste rapidamente para alto mar, vai ajudar a formar áreas de instabilidade sobre o interior do Sudeste.

A circulação dos ventos sobre o Brasil, em vários níveis de altitude, vai formar novamente um corredor de umidade que levará chuva volumosa outra vez para áreas da Bahia, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Apesar desta organização, não se pode dizer que será um novo evento de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Anúncio

Outras áreas de instabilidade crescem sobre o Norte e Centro-Oeste por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido no interior do Brasil e da atuação da Alta da Bolívia. Confira abaixo a tendência do tempo para o fim de semana do Natal, para cada região do Brasil.

Anúncio

ALERTA – Uma baixa pressão atmosférica vai ajudar a formar nuvens bastante carregadas na região entre as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A sugestão é que todos fiquem atentos porque a chuva deve ser volumosa na quinta-feira (23), podendo causar vários transtornos.

Neste dia, o alerta é para muita chuva no litoral de São Paulo, no litoral sul do Rio de Janeiro (região de Angra dos Reis) e também para o Grande Rio.

Região Sudeste

O Natal será com tempo instável e condições para chuva sobre quase toda a Região Sudeste. Nos dias 24 e 25 dezembro, todas as regiões do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais terão chuva frequente e muitas nuvens. A situação é de atenção para chuva forte e volumosa, que pode causar alagamentos e outros transtornos para a população.

Há risco de chuva forte nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória. No dia 26 de dezembro, domingo, as áreas de instabilidade até enfraquecem, o que vai permitir períodos com sol de manhã e à tarde. Mas o risco de chuva permanece alto para a madrugada e novamente a partir do meio da tarde.

No estado de São Paulo, o dia 24 dezembro será com pancadas de chuva e predomínio de céu nublado no norte e centro-leste do estado, incluindo a região da Grande São Paulo, de Sorocaba, Campinas, o Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e o litoral.  As demais regiões pelo interior terão sol e pouca chance de chuva.

No dia 25, os períodos com sol aumentam, mas as pancadas de chuva retornam por todo o estado à tarde e à noite. No dia 26 de dezembro, todo o estado de São Paulo terá muitas nuvens, pancadas de chuva e períodos com sol. Há risco de chuva moderada a forte.

Região Sul

O ar seco predomina sobre a Região Sul do Brasil e vai manter o tempo firme durante quase todo o período das festas de Natal. Entre os dias 24 e 26 de dezembro de 2021, a maioria das áreas do Sul do Brasil ficará com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.

Na Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, a véspera de Natal será com muitas nuvens e pode chuviscar ou chover fraco. Mas o sol predomina no dia 25 de dezembro. O tempo fica firme em Porto Alegre na véspera de Natal.

Durante a noite do dia 25 e no decorrer do dia 26, a nebulosidade aumenta e deve chover no litoral do RS, na Grande Porto Alegre e na região da serra gaúcha e catarinense, no leste de Santa Catarina e do Paraná. A mudança no tempo no dia 26 de dezembro também ocorre em Curitiba e em Florianópolis.

No dia 26 de dezembro, o sol aparece forte no interior dos estados do Sul e faz calor. Mas no leste dos estados, incluindo as três capitais, o litoral, e as serras gaúcha e catarinense, o tempo fica instável, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva.

Região Centro-Oeste

O Natal começa com muitas nuvens e muitas pancadas de chuva por todo o Centro-Oeste do Brasil. No dia 24 de dezembro, a chance de chover é baixa só no sul de Mato Grosso do Sul e na divisa deste estado com São Paulo. A chuva mais frequente e forte deve cair sobre Goiás e sobre o Distrito Federal.

Na véspera de Natal, atenção para chuva forte em Goiânia e em Brasília. Em Cuiabá e em Campo Grande, as pancadas de chuva devem ser moderadas, mas também com risco de raios.

Nos dias 25 e 26 de dezembro de 2021, as áreas de instabilidade enfraquecem. Goiás, o Distrito Federal e o Mato Grosso terão maiores períodos com sol, mas as pancadas de chuva com raios retornam à tarde e à noite e podem ser fortes.

Já em Mato Grosso do Sul, o tempo seca bastante. Os dias 25 e 26 de dezembro serão com sol, calor e aumento de nebulosidade. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite nas áreas próximas à Goiás e ao Mato Grosso. Campo Grande terá sol nos dois dias e com pouca chance de chuva.

Região Nordeste

Na véspera do Natal, o interior do Maranhão, o sul do Piauí e o oeste e o sul da Bahia terão muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes. O restante do Nordeste tem um dia de sol, com chance de chuva passageira no litoral. Entre as capitais, a maior chance de chover na noite do dia 24 de dezembro, é em São Luís, em Natal e em João Pessoa, mas não será uma chuva problemática.

Durante o dia 25 de dezembro, áreas de instabilidade se espalham sobre o Nordeste do Brasil causando grande aumento da nebulosidade e das condições para chuva. Neste dia, o sol predomina no interior do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe e no nordeste da Bahia, mas pode chover pelo litoral. Maranhão, Piauí, o oeste e o sul da Bahia terão várias pancadas de chuva no decorrer do dia e pode chover forte, inclusive nas capitais Teresina e São Luís.

Há possibilidade de chuva durante o dia 25 de dezembro nas capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. No dia 26 de dezembro, o tempo fica instável no Nordeste, com muita nebulosidade, períodos com sol e pancadas de chuva, que ocorrem a qualquer hora. Há risco de chuva forte em vários locais da Bahia, do Maranhão e do Piauí.

Região Norte

Nuvens de chuva se formam sobre toda a Região Norte durante o fim de semana do Natal, por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre a Região. Mas em geral, o tempo não fica chuvoso e o sol sempre aparece.

Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, quase todas as áreas da Região Norte terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Várias destas pancadas podem ser de forte intensidade.

No estado do Tocantins, o tempo vai ficar mais instável nos dias 24 e 25 de dezembro. Estes dias serão com predomínio de céu nublado, com chance de mormaço. Vai chover várias vezes e qualquer hora do dia e da noite. Há risco de temporal, inclusive na capital, Palmas. No dia 26, as áreas de instabilidade enfraquecem e o Tocantins terá períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

Nas capitais Belém, Manaus, Macapá, Boa Vista Rio Branco e Porto Velho, a véspera de Natal, e também os dias 25 e 26, serão com períodos de sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, com risco de chover com moderada a forte intensidade.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...