Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do Imigrante é tarefa fácil na cidade. Além da tradicional Festa da Polenta, agendada para acontecer de 07 a 09 e de 14 a 16 de outubro deste ano, os moradores também contam com a Serenata Italiana, que acontece no próximo sábado (09).

Mesmo durante os dois anos de intenso combate à pandemia do coronavírus, a Associação Festa da Polenta (Afepol), responsável pela organização dos eventos, realizou a Serenata Italiana de forma virtual em 2020 e no ano passado com um pequeno grupo que, usando máscaras de proteção, cantarolou pelas ruas do município.

Anúncio

Com o avanço das ações de combate à Covid-19, a expectativa é de que a retomada da festa de forma presencial atraia muitas pessoas. “Desde março, a diretoria da Afepol está trabalhando firme para que tudo saia de forma muito organizada e segura para os participantes, assim como aconteceu nas outras edições”, enfatizou Edésio Minet Zavarize, presidente da Afepol.

Anúncio

Com muita alegria, pessoas de todas as idades e vestidas com trajes típicos saem dos quatro cantos da cidade (bairros Bananeiras, Providência, Tapera e Lavrinhas) entoando canções em dialeto italiano, muitas aprendidas na infância com os nonnos e nonnas. Após uma caminhada de aproximadamente três horas, o grande encontro acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) onde haverá show com a banda Toni e Boni, além de comidas e bebidas típicas e muita animação!

Para participar desse momento do evento é preciso adquirir uma pulseira no valor de R$ 20, que dá acesso ao Polentão. A quantidade é limitada e as vendas acontecem na Afepol e em pontos do comércio do município, Castelo, Pedra Azul, Conceição do Castelo, Brejetuba e Vitória, identificados com cartazes da festa. No dia do evento, na Afepol, também haverá vendas das pulseiras de acesso, bem como de acessórios típicos como embornal, taças, suspensório, boinas e arquinhos femininos para o cabelo.

“A Serenata é mais um instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Para continuar sendo uma festa bonita e segura para as famílias participarem, a Afepol pediu reforço à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e ao Corpo de Bombeiros”, destacou Edésio.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO – Visando manter a segurança de todos, a Afepol confeccionou um panfleto com as regras de participação da Serenata Italiana. As normas também estão sendo divulgadas nas redes sociais da Festa da Polenta (Instagram: @festadapolenta e Facebook: Festa da Polenta).

Durante a caminhada a recomendação é não levar facas e garfos de metal, bem como copos e garrafas de vidros. O participante deve levar o que for comer já cortado e fatiado, além de dar preferência para utensílios descartáveis.

A venda de bebida alcóolica é expressamente proibida para menores de 18 anos durante todo o evento. A entrada desse público no Polentão somente será permitida com o responsável.

Os tratores e fogões à lenha móveis, que desfilam na Serenata, devem portar placa identificadora cadastrada na Afepol. Não será permitido outro tipo de veículo, muito menos a execução de músicas diversas às oficiais. Dentro do Polentão, somente o som do palco funcionará. Não serão permitidos vendedores ambulantes e barraqueiros. Haverá policiamento com bafôtrometro.

Nova logomarca e tema de 2022

Já no início dos trabalhos de planejamento, o então presidente da Afepol, Paulo Mazzoco, que faleceu em um acidente de moto no último dia 24 de abril, havia sugerido a alteração da logomarca da Serenata Italiana. “Poderíamos colocar uma sanfona no lugar do violão, pois lembra mais as concertinas usadas nos bailes que nossos antepassados faziam”, ponderou Mazzoco na época.

A mudança foi acatada e a diretoria da Afepol optou por refazer a marca do evento, até mesmo em homenagem ao saudoso presidente. Outra forma de conservar vivo o trabalho realizado por Mazzoco foi manter o tema que direcionará os eventos realizados pela Afepol em 2022. No início de abril, o então presidente havia apresentado várias sugestões e no dia 13 de abril, em reunião com a diretoria, foi escolhido: “Imigrantes, todos juntos!”, uma forma de incentivar a união entre os povos.

“Os ensinamentos deixados por ele sempre estarão presentes. O Paulo era um visionário, porém com o pé no chão. Fazia de tudo para ver o melhor acontecer para a Festa da Polenta e todos os eventos realizados pela Afepol. Seu amor por manter viva a cultura dos primeiros imigrantes italianos de Venda Nova era notado em todo lugar que passava”, destacou Edésio.

Serviço:

Serenata Italiana

  • Data: 09 de julho (sábado)
  • Horários: saída dos bairros às 19h, chegada no Polentão às 22h e término às 02h
  • Local: ruas de Venda Nova do Imigrante e Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão)
  • Pulseiras de acesso ao Polentão limitadas: R$ 20 (disponíveis no comércio local e na Associação Festa da Polenta (Afepol)

Fonte: Comunicação/Afepol

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...