Sescoop/ES comemora 21 anos promovendo ações em prol das cooperativas capixabas

Organização crucial para a elevação dos índices de profissionalização e de gestão das sociedades cooperativas capixabas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Espírito Santo (Sescoop/ES) completa, nesta quinta-feira (26), 21 anos de história e realizações. Ao longo dessa trajetória de sucesso, foram concentrados esforços e investimentos em capacitações e acompanhamentos técnicos diversos que resultaram no aperfeiçoamento dos processos administrativos e operacionais das cooperativas que atuam no Espírito Santo.

Segundo análise do presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim, o Sescoop/ES é responsável por impulsionar o modelo de negócios cooperativa no Estado. Ele destaca os principais benefícios gerados para as cooperativas.

“É nítido que as cooperativas do Espírito Santo estão se tornando cada vez mais fortes, eficientes e competitivas. Parcela significativa desse sucesso é fruto dos investimentos realizados pelo Sescoop/ES em programas de formação profissional, monitoramento e promoção social. Parabenizo a organização pelo seu aniversário”, comenta.

O superintendente do Sistema OCB/ES ressalta a importância do trabalho desempenhado pelo Sescoop/ES no Estado em apoio às cooperativas e comemora o aniversário da entidade.

“O Sescoop/ES é um grande aliado do cooperativismo capixaba, pois oferece as condições necessárias para que as nossas cooperativas se profissionalizem e cresçam progressivamente. Com muita transparência, compromisso e sagacidade, essa organização tem elevado o nível dos negócios cooperativistas. Comemoramos os seus 21 anos de existência com muito orgulho”, disse.

HISTÓRIA – Cooperativas que possuem colaboradores bem preparados e munidos de conhecimento especializado têm mais chances de competir com outras empresas e de melhorar seus índices de qualidade e produtividade. Essa constatação motivou a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e, consequentemente, de seu braço no Espírito Santo, o Sescoop/ES.

Ambas as instituições se inspiraram nas organizações que já compunham o chamado Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest Senat, Senar e Sebrae). Essas entidades atuam na preparação de mão-de-obra especializada a fim de melhorar o parque industrial, comercial e de serviços do Brasil. Como resultado, os negócios se desenvolveram no país. Parte significativa desse rendimento advinha de organizações cooperativistas, entretanto, elas ainda não eram beneficiadas por um programa específico voltado para o cooperativismo no âmbito do Sistema S brasileiro.

Em atenção a essa necessidade, foi autorizado através da Medida Provisória nº 1.715/1998 a criação de um serviço exclusivo e especializado para o público cooperativista, o Sescoop. É nesse mesmo contexto que surge o Sescoop/ES. Desde então, as cooperativas capixabas contam com o apoio de uma entidade estadual que promove a educação e a formação profissional para o seu quadro social.

PROPÓSITOS – Educar, monitorar e capacitar são objetivos estratégicos do Sescoop/ES. Orientado por esses pilares, a organização administra e executa o ensino de formação profissional e promoção social para dirigentes e colaboradores das cooperativas capixabas, bem como para seus familiares. Outra função muito relevante desempenhada pela entidade é o acompanhamento das sociedades cooperativas na elaboração e execução de programas de treinamentos específicos e na realização de aprendizagem contínua.

Em outras palavras, seu propósito é promover a cultura cooperativista, o aperfeiçoamento da autogestão e o desenvolvimento das cooperativas a nível estadual. A instituição investe em profissionalização hoje para garantir a existência e o crescimento do movimento cooperativista no futuro. Graças a essas diretrizes, o cooperativismo capixaba continua evoluindo rumo a conquistas cada vez mais expressivas.

RESULTADOS – O Sescoop/ES vem implementando ações e programas que impactam diretamente nos índices econômicos positivos alcançados pelas cooperativas capixabas. Como resultado de capacitações e treinamento de lideranças, cooperados e empregados, as cooperativas do Espírito Santo chegaram a responder, em 2019, por 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

Em todos os sete ramos do cooperativismo, negócios cooperativistas têm acesso a orientações contínuas e qualificadas, adaptadas à sua realidade. Com isso, garante-se o pleno aperfeiçoamento e a modernização da gestão e da governança das cooperativas capixabas.

Hoje, o Sescoop/ES realiza importantes ações, como o Programa de Certificação de Regularidade Técnica, que visa a aperfeiçoar a gestão e a governança das cooperativas; cursos profissionalizantes para as cooperativas e a sociedade em plataformas virtuais; e eventos como o Aproximacoop e o Dia de Cooperar (Dia C), em parceria com a OCB Nacional. Essas são algumas das atividades entre as diversas frentes de atuação do Sescoop/ES.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema OCB/ES

Últimas notícias

Conab atualiza ferramenta de pesquisa dos preços diários do mercado de hortifrutis

Desde a última quarta-feira (20), ficou mais fácil realizar a pesquisa de dados ...

Nova lei permite a produtor rural requerer recuperação judicial

Entrou em vigor ontem (24), após alguns vetos presidenciais, a Lei 14.112/2020, que ...

Suplementação correta na estação das águas potencializa ganho

De volta, durante a estação das águas, a velha e boa discussão: com ...

Aviso de sinistro tardio pode inviabilizar perícia no campo

A safra de soja 2020/21 já enfrentou irregularidade das chuvas e o plantio ...

Semana quente e com pouca chuva em MG, RJ e ES

Para os próximos dias, ainda não há expectativa de grandes mudanças para os ...