Setor cafeeiro apresenta demandas e perspectivas do setor ao ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, na última quinta-feira (12), o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, acompanhado do deputado federal Zé Vitor (PL-MG). Eles apresentaram ao ministro a situação atual e as demandas do setor, além de informações sobre o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que tem na sua gestão, como presidente, o titular do Ministério da Agricultura.

O presidente do CNC destacou a importância do setor cafeeiro para a geração de emprego e renda no país. Segundo ele, cerca de 8,4 milhões de pessoas trabalham no cultivo, que está presente em 16 estados brasileiros. “Essa é a política social mais importante que existe: a geração de empregos”, destacou o ministro.

Anúncio

O CDPC tem como atribuições a aprovação do plano de safra para o setor cafeeiro e do programa de produção da exportação do produto, além da autorização de programas e projetos de pesquisa e a avaliação das ações destinadas à manutenção do equilíbrio entre a oferta e a demanda do café.

Anúncio

Os recursos do Funcafé são destinados para a disponibilização de linhas de crédito para financiamentos da lavoura, armazenagem, comercialização e aquisição do produto, capital de giro para indústrias e cooperativas de produção, e ainda para recuperação de cafezais danificados por chuvas de granizo, geadas, vendavais ou outros fenômenos climáticos. Nesta safra, o total de recursos alocados no fundo chegou a R$ 6 bilhões. O secretário adjunto substituto da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo, também acompanhou a reunião.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Prêmio CNA Brasil Artesanal: inscrições abertas para a primeira edição dedicada às geleias

Foto: Freepik A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com ...

Plantio adensado: a estratégia que turbina a produtividade do café arábica

Uma pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ...

Vive Le Vin: arte, vinho e transformação nas montanhas do Espírito Santo

Fotos: Divulgação O Vive Le Vin chega a Pedra Azul, em Domingos Martins, ...

Arranjos Produtivos se expande e traz novidades para a agricultura familiar capixaba

Foto: Eduardo Dias Julio Huber O programa Arranjos Produtivos, criado pela Assembleia Legislativa ...

Previsão de safra aponta recorde na produção de grãos no Brasil, com 325,7 milhões de toneladas

Foto: Freepik A produção de grãos no Brasil deve atingir 325,7 milhões de ...