Setor de aves e suínos debate falta de mão de obra qualificada no Espírito Santo

A dificuldade de encontrar e manter profissionais qualificados foi tema central do seminário “Desafios com a Mão de Obra”, realizado na última quinta-feira (8), no auditório do Senac-ES, em Vitória. Promovido pela Associação dos Avicultores (AVES) e a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES), o evento reuniu produtores, técnicos, gestores e lideranças do setor para discutir soluções diante da crescente escassez de mão de obra nas granjas.
Durante todo o dia, foram apresentadas estratégias para engajamento, bem-estar no trabalho e entendimento do comportamento das novas gerações. O médico-veterinário e mentor de lideranças Leandro Trindade abriu o evento com duas palestras: uma sobre como engajar e reter talentos e outra sobre quais incentivos realmente funcionam no campo.
Anúncio
À tarde, a psicóloga Roberta Belizário, professora da UFES, destacou a importância de um ambiente saudável para o bem-estar do colaborador. Em seguida, a psicóloga Elisangela Rodrigues abordou o perfil comportamental das novas gerações no mercado de trabalho. Encerrando o seminário, a administradora Neidy Christo ampliou o debate com uma análise sobre os impactos das políticas públicas na formação de mão de obra rural.
O evento também contou com representantes do Sistema Faes/Senar-ES, como Letícia Toniato Simões e Lidiane Gomes, além do diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel. A Secretaria de Trabalho, por meio do gerente Zecarlinho Ferreira, anunciou um workshop no final de maio, em Santa Maria de Jetibá, para buscar soluções conjuntas para o problema.
Anúncio
Para Nélio Hand, diretor executivo da AVES/ASES, o seminário cumpriu seu papel ao abrir espaço para reflexões práticas e institucionais. “Nosso objetivo é estimular melhorias internas nas granjas e também buscar medidas mais amplas para superar os gargalos da mão de obra.”
A entrada foi gratuita e o seminário teve o apoio de diversas empresas e instituições ligadas à cadeia avícola e suinícola capixaba.
Fonte: Aves/Ases
Anúncio
Anúncio