Setor de fretes do agronegócio brasileiro cresce 21%

Foto: Freepik

O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento notável durante o último trimestre de 2023, revelam dados divulgados pela plataforma on-line de transporte de cargas, Frete.com. Este crescimento significativo, que atingiu 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior, evidencia a vitalidade e a dinâmica desse segmento fundamental para a economia nacional.

Anúncio

De acordo com os números apresentados, o agronegócio representou cerca de 34% dos fretes publicados na plataforma, com produtos como soja, milho e fertilizantes liderando o movimento. O transporte de soja, por exemplo, registrou um aumento de 132%, alcançando mais de 139 mil fretes apenas no último trimestre de 2023.

Anúncio

Da mesma forma, o milho viu um crescimento de cerca de 22%, com 151 mil fretes registrados no período analisado. Os fertilizantes também contribuíram para esse cenário positivo, com um aumento de 22,2% no volume de fretes.

Esse incremento expressivo nos transportes está diretamente ligado às safras recordes de soja e milho que o país testemunhou durante o ciclo 2022/2023. Especialistas destacam o papel fundamental desses produtos no panorama agrícola nacional e sua contribuição para o fortalecimento do setor.

A distribuição geográfica desses fretes também revelou insights interessantes. O Estado do Paraná, por exemplo, emergiu como um protagonista nesse cenário, apresentando um crescimento impressionante de 414% nos fretes de soja. Outros estados que se destacaram foram Goiás, com um aumento de 192%, e Mato Grosso, que registrou um crescimento de 139%.

A especialista em logística internacional e diretora da Accrom, Cristiane Fais, diz que esse crescimento é reflexo não apenas da produtividade agrícola, mas também da eficiência logística do país. “O aumento nos transportes de produtos agrícolas é um indicador do dinamismo e da competitividade do agronegócio brasileiro. A logística desempenha um papel crucial nesse processo. A Agrishow é um exemplo vivo do valor agregado, onde podemos levar desde commodities à produtos manufaturados para todo o mundo”, finaliza Fais.

A Accrom é uma empresa que oferece um serviço completo, de estratégia em logística internacional, abordado desde a entrega e retirada, mas também o desenvolvimento de produtos e também as demandas tributárias relacionadas ao transporte da mercadoria. A empresa vem com uma proposta de unir o universo tradicional com opções flexíveis de logística, analisado as melhores opções, entre o transporte marítimo, aéreo ou rodoviário.

Fonte: Focco Comunicação Estratégica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...