Sicoob impulsiona o desenvolvimento de comunidades com a expansão de pontos de atendimento 

Cooperativismo financeiro registra crescimento exponencial, e o Sicoob alcança marco de mais de 4,5 mil pontos de atendimento

O cooperativismo financeiro tem-se destacado como um dos principais pilares do desenvolvimento de comunidades no Brasil, e o Sicoob, um de seus mais expressivos representantes, está alçando voos ainda maiores em prol do propósito cooperativista. Com o objetivo de fortalecer sua presença local e estender o suporte a novos municípios, a instituição financeira cooperativa planeja inaugurar mais de 170 pontos de atendimento (PAs) durante o segundo semestre deste ano, em diversos estados brasileiros.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o cooperativismo financeiro teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Em 2022, as cooperativas encerraram o ano com mais de 9.100 unidades, um aumento de 1.010 pontos de atendimento em relação ao ano anterior. Esse crescimento permitiu ao segmento alcançar a marca de 55,3% dos municípios brasileiros, totalizando 3.080 localidades atendidas. Somente no último ano, 174 novos municípios passaram a contar com uma unidade de atendimento de cooperativa financeira. 

Anúncio

Um dos grandes diferenciais do Sicoob é sua ampla abrangência territorial, atuando em todo o território nacional. O Sistema se destaca por ser a única instituição financeira presente fisicamente em mais de 300 cidades, onde desempenha um papel fundamental no suporte e fomento das atividades econômicas locais. Em muitas dessas localidades, o Sicoob representa o acesso mais próximo e acessível aos serviços financeiros, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

Anúncio

Com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, a instituição consolida-se como a maior rede de atendimento físico do país, segundo ranking do Banco Central. “Essa expansão contínua reflete o compromisso do Sicoob de, como instituição de lugar, estar sempre próximo de seus cooperados e de suas comunidades e, ao conhecer de perto os territórios e ouvindo a sua gente, oferecer soluções financeiras que atendam às necessidades locais de maneira personalizada e eficiente”, ressalta o diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob. 

Para Vinícius Rezende, superintendente de Coordenação Sistêmica do Sicoob e responsável técnico pelo projeto de expansão do Sicoob, a expectativa é que a expansão da rede de atendimento da instituição durante o segundo semestre seja um importante passo para consolidar ainda mais o papel transformador do cooperativismo financeiro no Brasil, impulsionando o desenvolvimento de comunidades em todo o país e reafirmando o compromisso do Sicoob em promover a justiça financeira e prosperidade para todos.

 “Nos últimos anos, enquanto alguns bancos fechavam agências e elevavam juros e tarifas, permanecemos fiéis aos princípios cooperativistas que norteiam a nossa atuação. Diferente dos demais agentes do SFN, nosso foco primordial não visa o lucro, mas sim o desenvolvimento de uma economia sustentável e de comunidades mais harmoniosas e prósperas”, explica o executivo.

O crescimento exponencial do Sicoob é impulsionado pelo engajamento dos cooperados e a crença na força do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento econômico e social. A atuação da instituição permite não apenas a oferta de produtos e serviços financeiros de qualidade com taxas e tarifas mais justas, mas também o incentivo ao empreendedorismo local, a promoção da educação financeira e a viabilização de projetos sociais relevantes para cada comunidade.

“Nossas ações são voltadas ao protagonismo dos nossos cooperados. Isso justifica o nosso crescimento nos últimos anos. E estamos preparados para aumentar ainda mais a nossa atuação, seja por meios físicos ou digitais, congregando mais pessoas e mostrando os benefícios do cooperativismo na prática”, finaliza Vinícius. 

Fonte: Sicoob

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...