Sistema agrícola do ES realiza levantamento de perdas na agricultura após chuva de granizo

Os municípios de São Domingos do Norte, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro foram prejudicados com as recentes chuvas de granizo que atingiram as lavouras. Nessa segunda-feira (05), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e parceiros, deu início a um levantamento dos principais impactos que os produtores sofreram durante esse período.

O levantamento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), as prefeituras dos municípios atingidos e a Defesa Civil do Espírito Santo.

“Muitas lavouras de café, banana e hortaliças foram atingidas e moradias rurais também foram afetadas, nosso objetivo junto ao Governo do Estado e os agentes de crédito estadual é unir forças para ajudar os produtores nesse momento difícil. Sabemos que em grande parte desses municípios a agricultura é o carro-chefe, é o que movimenta a economia e leva comida à mesa das pessoas, por isso, vamos focar nossos trabalhos para resolver a situação o mais breve possível”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

“Mais de 300 famílias no município sofreram perdas significativas: perderam casas, bens e suas plantações. É um sofrimento muito grande. A pedido do governador Renato Casagrande, estivemos lá para ver de perto a extensão dos danos e entender a realidade do município. Sabemos que outras localidades no Estado também foram fortemente afetadas pelo temporal e precisarão de um olhar especial neste momento. Após a visita, iniciamos a construção de soluções ou ações que possam minimizar os impactos causados pela chuva”, explicou a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grilo.

A secretária destacou ainda que todo estoque da Defesa Civil para ajuda humanitária (telhas, cestas básicas, kit dormitório, kit de higiene e limpeza), já foi encaminhado às localidades mais afetadas, em caráter imediato. “Nos próximos dias, enviaremos as propostas de caráter macro, que ajudarão de maneira mais permanente a recuperação dos municípios”, disse.

O Incaper colocou à disposição dos produtores todos os técnicos dos escritórios dos municípios atingidos pela chuva de granizo na última semana. O Instituto está desempenhando o trabalho para a elaboração de relatórios e levantamentos das perdas na agricultura, para que, em posse do relatório com informações técnicas, o produtor que tenha o seguro agrícola possa pleiteá-lo.

“Vamos atuar com a orientação técnica para a revitalização das lavouras e na recuperação da produção para o futuro. Nossa principal atuação agora é na elaboração dos laudos para obtermos a dimensão do ocorrido e também para auxiliar o trabalho de retomada da atividade agrícola”, pontuou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto está à disposição para ajudar no que for preciso. “Nossa missão, além de prestar solidariedade a estas famílias, é criar ações para ajudá-las, principalmente, voltadas para o setor agropecuário, em que diversos produtores rurais tiveram enormes prejuízos. Nosso objetivo é diminuir o prejuízo e o sofrimento destas pessoas”, frisou Louzada.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...

Cafés do interior capixaba serão comercializados em evento na Praça do Papa

O café, além de ser fonte de energia, também é fonte de lucro ...

Pif Paf Alimentos compra a Uniaves para ampliar oferta de produtos

Dando sequência à execução do seu plano estratégico de crescimento, a Rio Branco ...