Sobe para 19 o número de mortos após temporal atingir Sul do Espírito Santo

Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES

Bruno Faustino

Anúncio

O Governo do Espírito Santo atualizou o número de mortes, após um temporal atingir o Sul do Espírito Santo. Já são 19 mortos: 17 em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá. Seis pessoas continuam desaparecidas em Mimoso do Sul.

Anúncio

O último boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira, informa que os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas registrados entre os municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden foram Muniz freire (81mm), Vargem Alta (55,2mm) e Jerônimo Monteiro (47,23mm). 

PROBABILIDADE DE CHUVA – Nesta segunda-feira (25), em trechos do extremo-sudoeste, há previsão de chuva de até 70%, com volume entre 10 e 30 mm. Nas demais áreas da região Sul e no sul da região Serrana, até 60%* de probabilidade para acumulados isolados de chuva de 2-10 mm. No litoral Norte capixaba, ~60% de probabilidade para 1-5 mm. A probabilidade de chuva (1-2 mm) é muito baixa para as demais áreas do estado (~25%). 

APOIO – O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, neste domingo (24), medidas de apoio às famílias e empreendedores dos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias na região sul capixaba. Em coletiva de imprensa no final da tarde, o governador oficializou a adoção de um conjunto de medidas econômicas voltadas para as pessoas e empreendedores que tiveram prejuízos com as chuvas. O Governo do Estado vai liberar o Cartão Reconstrução, que é um benefício no valor de R$ 3 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.

Já os empreendedores vão contar com linhas de financiamento especiais, além da prorrogação das operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses. O Governo do Estado vai investir R$ 50 milhões para subsidiar as operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba – FORTEC. Além disso, serão abertas novas linhas para o microcrédito, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

ES SOLIDÁRIO – Em decorrência das fortes chuvas no sul capixaba, o Governo do Estado retomou a ação “ES Solidário” e está organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades. Também foi disponibilizada uma conta no Banestes para o recebimento de doações em dinheiro, por meio do PIX, para atender às pessoas afetadas.

Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...