Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação

O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, pode ser considerado patrimônio cultural material do estado. É o que pretende o deputado Coronel Weliton (PRD) com o Projeto de Lei (PL) 235/2024, que tramita na Assembleia Legislativa (Ales).

Para o parlamentar, seria mais um reconhecimento ao socol, que desde 2018 tem o registro de Indicação Geográfica (IG), emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão do Ministério da Economia responsável por patentear marcas e produtos. Os IGs indicam que produtos e serviços são característicos de seu local de origem. No caso de Venda Nova do Imigrante, há uma grande quantidade de descendentes italianos que produzem a iguaria.

De acordo com Coronel Weliton, a declaração de patrimônio cultural material seria um “importante instrumento de divulgação do Espírito Santo perante turistas e possíveis investidores, sendo também um reconhecimento da origem e qualidade do socol capixaba, que é um reflexo da cultura local”, disse. O PL 235/2024 vai tramitar nas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Anúncio

SOCOL – O nome “socol” está relacionado à forma tradicional de produção do embutido: amarrado em tiras que remetem às vértebras do pescoço do porco. Por isso, foi chamado de “so colli”, expressão que designa “os ossos do pescoço” no dialeto do Vêneto, região italiana de origem de muitos imigrantes. Depois, o termo abrasileirou e passou a ser socol.

O alimento é um embutido de lombo suíno envolvido pelo peritônio, membrana do abdômen do porco ou do boi, e é amarrado por uma rede elástica. O produto é curado durante três a seis meses, protegido do sol. 

Anúncio

Fonte: ALES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Carnaval de Congo de Máscaras agita Roda D’Água em Cariacica no dia 28 de abril

Foto: Claudio Postay O tradicional Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água ...

ES tem potencial para ampliar processamento de uvas e fortalecer polo vitivinícola

Foto: Freepik Um diagnóstico inédito do Incaper revelou que o Espírito Santo ainda ...

Chocolate capixaba ganha espaço na Páscoa e valoriza produção de cacau no ES

Foto: Freepik Com a Páscoa batendo à porta, o chocolate vira protagonista nas ...

Vila da Páscoa encanta famílias em Cariacica com coelhos gigantes e luzes especiais

Cariacica entrou de vez no clima da Páscoa e preparou uma programação cheia ...

Festival da Torta Capixaba 2025 leva música, tradição e sabores à Ilha das Caieiras, em Vitória

Foto: Leonardo Silveira Vitória já está em clima de festa. Entre os dias ...