Socol produzido em Domingos Martins recebe certificado de concessão do Selo ARTE

Na última sexta-feira (19), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou à agroindústria Viande – Carnes orgânicas Domaine, localizada em Domingos Martins, o certificado de concessão do Selo ARTE para o produto Socol. Com a identificação do selo, o alimento produzido artesanalmente pela agroindústria capixaba pode ser comercializado em todo o País. 

Este é o quinto selo concedido ao produto Socol, sendo os quatro anteriores para estabelecimentos do município de Venda Nova do Imigrante. Segundo o Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA), o Estado foi o primeiro a conceder o selo ao produto cárneo no Brasil.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Socol representa o trabalho artesanal realizado por famílias de imigrantes italianos, que produzem um produto tradicional da Itália em solo capixaba. “É uma potência gastronômica, cultural e singular, que só tem aqui no Espírito Santo, e vem ganhando destaque em todo o País”, ressaltou. Ainda de acordo com Louzada, o Selo ARTE, além de agregar valor ao produto, possibilita ampliar o mercado de vendas da agroindústria, fator essencial para a divulgação da cultura e dos produtos produzidos no Estado.

“A concessão do selo ARTE reflete a maturidade dos serviços de inspeção capixaba para fortalecer a agroindústria local, gerando ocupação e renda no meio rural, e assegurando a qualidade dos produtos cárneos, agora com a possibilidade de circulação e venda em nível nacional. Parabéns Idaf e ao Serviço de Inspeção do município de Domingos Martins”,  disse o proprietário da agroindústria, Joaquim Silva.

SELO ARTE – O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais, atreladas ao produto.

Para mais informações sobre o selo ARTE e o cadastro estadual e nacional de produtos artesanais, acesse:  www.idaf.es.gov.br/selo-arte.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...