Soluções para a BR-101 são debatidas entre lideranças políticas e empresariais

Fotos: Beatriz Seixas/Findes

Melhoria da infraestrutura logística e a busca por uma solução relacionada à concessão da BR-101 foram as principais pautas tratadas na última quinta-feira (08) na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

Anúncio

A presidente da Findes, Cris Samorini, recebeu o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, o vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o deputado federal Evair de Melo, o ex-senador do MT Cidinho Santos, o presidente do Fórum das Entidades e Federações (FEF), Nailson Dalla Bernadina, entre outras lideranças empresariais e políticas. 

Anúncio

Durante o encontro, Mauro Mendes falou sobre o trabalho de modernização da infraestrutura que tem realizado no Estado mato-grossense e compartilhou as alternativas encontradas pela gestão para a concessão da BR-163, que foi devolvida em dezembro de 2021 pela empresa responsável pelo contrato.

A situação tem similaridade com o caso da concessão da BR-101, que passa por processo de devolução. As discussões envolvem o poder púbico e o setor produtivo e têm o objetivo de evitar que as obras e os investimentos na rodovia sejam paralisados e isso comprometa a segurança viária, a logística e o desenvolvimento do Espírito Santo. 

Mendes pontuou que a alternativa de o governo estadual assumir a concessão de forma provisória para dar continuidade à duplicação da rodovia só está sendo possível porque houve um diálogo intenso e a colaboração entre diferentes instituições, a exemplo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU). 

“Essa foi uma solução construída por vários atores. Conseguimos dar solução para um problema que estava se arrastando. Não fazer nada significaria mais acidentes, mais tempo de duração das viagens, menos negócios. Por isso, tivemos a coragem de fazer essa proposta.”

A presidente da Findes, Cris Samorini, agradeceu ao governador do Mato Grosso por dividir a experiência e apresentar alguns caminhos para que o Espírito Santo possa também ter sucesso na resolução do processo de concessão da BR-101. 

“As informações que estão sendo transmitidas hoje são de extrema importância. É muito bom contarmos com pessoas como o senhor, governador, que dividem esses bons exemplos. Só assim poderemos construir e avançar mais rápido sobre pautas que vão impactar no nosso desenvolvimento. A Findes, por meio do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), tem atuado fortemente nessa agenda e se coloca à disposição para encontrar de forma conjunta soluções, assim fez estado do Mato Grosso”, destacou.

O vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, também reforçou a disposição do governo capixaba de solucionar o imbróglio e frisou que isso só será possível se houver um comprometimento de atores públicos, privados e da sociedade de forma geral. 

“Se quiser enfrentar o problema usando remédio velho, a resposta também será velha, ou seja, a não solução. Temos um desafio, mas o governador Casagrande tem determinação para construir as bases e oferecer respostas. É um desafio que precisa ser muito estudado. Tem que haver uma pactuação coletiva. Havendo disposição para fazer diferente, vamos colher também um resultado diferente. O momento é muito oportuno”, frizou.

Fonte: Findes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...