Soro de leite é opção barata para cultivos de probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que tem efeitos positivos na sapude

O soro de leite pode ser uma opção barata para cultivos de probióticos, segundo afirmou a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Esses resíduos da indústria de queijo seriam 50% mais baratos que outros substratos comerciais usados para produzir biomassa a partir de probióticos. 

Os probióticos são microrganismos vivos que, administrados através dos alimentos em quantidades adequadas, têm uma ação benéfica sobre a saúde das pessoas que os consomem. O soro de leite, suplementado com agentes que estimulam o crescimento e a atividade fisiológica desses microrganismos é uma alternativa tecnologicamente viável para gerar biomassa láctica. 

Segundo Mónica del Rosario Torres Rodelo, mestre em engenharia química pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), campus de Manizales, para o cultivo de bactérias do ácido lático (BAL), nutrientes essenciais como carbono, nitrogênio e outros elementos necessários para o seu crescimento são necessários. Devido à sua natureza funcional, alguns laboratórios probióticos têm sido amplamente utilizados em setores como produtos farmacêuticos, agroindústria e alimentos. 

A mestre explica que “embora o meio de cultura comercial sugerido na produção industrial de biomassa probiótica seja o de Man, Rogosa e Sharpe (MRS), ele não é rentável devido ao seu alto valor, uma vez que um quilo custa em média 508.000 pesos, pôr o que surge com a necessidade de procurar outras fontes econômicas de matéria-prima para a produção de lactobacilos”, comenta. 

Ao considerar a qualidade nutricional do soro, ela estudou a possibilidade de aproveitá-lo como uma alternativa mais acessível e econômica para o crescimento do LBA, considerando que cerca de 90% da fase aquosa total de leite utilizada na indústria de queijo é eliminado como soro de leite. 

Fonte: Agrolink

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...