Soro de leite é opção barata para cultivos de probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que tem efeitos positivos na sapude

O soro de leite pode ser uma opção barata para cultivos de probióticos, segundo afirmou a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Esses resíduos da indústria de queijo seriam 50% mais baratos que outros substratos comerciais usados para produzir biomassa a partir de probióticos. 

Os probióticos são microrganismos vivos que, administrados através dos alimentos em quantidades adequadas, têm uma ação benéfica sobre a saúde das pessoas que os consomem. O soro de leite, suplementado com agentes que estimulam o crescimento e a atividade fisiológica desses microrganismos é uma alternativa tecnologicamente viável para gerar biomassa láctica. 

Anúncio

Segundo Mónica del Rosario Torres Rodelo, mestre em engenharia química pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), campus de Manizales, para o cultivo de bactérias do ácido lático (BAL), nutrientes essenciais como carbono, nitrogênio e outros elementos necessários para o seu crescimento são necessários. Devido à sua natureza funcional, alguns laboratórios probióticos têm sido amplamente utilizados em setores como produtos farmacêuticos, agroindústria e alimentos. 

Anúncio

A mestre explica que “embora o meio de cultura comercial sugerido na produção industrial de biomassa probiótica seja o de Man, Rogosa e Sharpe (MRS), ele não é rentável devido ao seu alto valor, uma vez que um quilo custa em média 508.000 pesos, pôr o que surge com a necessidade de procurar outras fontes econômicas de matéria-prima para a produção de lactobacilos”, comenta. 

Ao considerar a qualidade nutricional do soro, ela estudou a possibilidade de aproveitá-lo como uma alternativa mais acessível e econômica para o crescimento do LBA, considerando que cerca de 90% da fase aquosa total de leite utilizada na indústria de queijo é eliminado como soro de leite. 

Fonte: Agrolink

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...