Suinocultores capixabas recebem capacitação sobre manejo nutricional

A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) deu início, nesta quinta-feira (19), ao Programa Anual de Capacitação de Suinocultores – Qualificases, edição 2025. O primeiro módulo aconteceu em Conceição do Castelo-ES e reuniu cerca de 50 participantes para acompanhar a palestra do médico-veterinário Geraldo Shukuri. O especialista abordou o impacto dos manejos nutricionais na lactação das fêmeas suínas, destacando como a nutrição adequada pode fortalecer a integridade intestinal das matrizes, melhorar a produção de leite e, consequentemente, impulsionar o ganho de peso dos leitões.
Segundo Shukuri, o desempenho produtivo das fêmeas suínas na maternidade é reflexo de uma nutrição bem planejada ao longo de sua vida, desde a recria até a primeira gestação, passando pelos ajustes na maternidade. Ele ressaltou que o avanço genético tem acelerado a necessidade de ajustes no manejo nutricional, garantindo que os animais atinjam seu máximo potencial.
Anúncio
Com ampla experiência no setor, Geraldo Shukuri é diretor técnico da DanBred Brasil, empresa que apoia o Qualificases. Sua trajetória inclui passagens por grandes agroindústrias no Brasil e no exterior, com atuação em empresas como Ceva, DanBred Brasil e Topigs Norsvin no Canadá.
Fonte: Ases
Anúncio
Anúncio
Anúncio