Sul volta a ter temporais e frente fria chega no Sudeste neste fim de semana

Uma frente fria passou pelo litoral de São Paulo e provocou muita chuva em parte do litoral paulista e da região metropolitana da capital. Esta frente fria avança para o Rio de Janeiro, mas vai se afastar para o alto-mar durante o fim de semana.

De acordo com a Climatempo, nuvens carregadas voltam a crescer sobre o Sul do Brasil neste sábado e vão provocar chuva forte em muitas áreas da região. O ar quente e úmido que predomina sobre o extremo norte do país estimula a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do Norte e do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical ainda está próxima da costa norte do Brasil.

Continua após o anúncio

A Climatempo prevê que novas áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do Brasil durante este sábado e deixam quase toda a região com muitas nuvens e pancadas de chuva. Só não deve chover, por enquanto, no norte do PR e no sul do RS. O Vale do Itajaí, Grande Curitiba e o litoral paranaense ficam nublados e pode chover fraco. A região de Florianópolis e o litoral sul catarinense tem um dia nublado e a chuva aumenta à noite.

Na região Sudeste, a passagem de uma frente fria deixa o tempo chuvoso no litoral paulista e no litoral sul do RJ. As outras regiões do RJ, o leste de SP e a Zona da Mata Mineira têm um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva, com algumas aparições do sol. O Sul de Minas Gerais pode ter pancadas de chuva à tarde. O sábado é com sol e chuva passageira no Espírito Santo.

Sábado com muito sol no centro, oeste e norte de São Paulo, na maioria das áreas de Minas Gerais e em quase todo o Centro-Oeste. Chove um pouco no sul de Mato Grosso do Sul.

Quase todas as áreas do Norte e do Nordeste do Brasil continuam com muita nebulosidade e pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes e a qualquer hora. Em Roraima e no Tocantins só chove no norte destes estados . O sol predomina no interior baiano, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e no sul do Mranhão.

ALERTAS – Há alerta para o risco de chuva forte nas seguintes capitais: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luís (MA), Manaus (AM), Belém (PA) e Boa Vista (RR).

Temporais estão previstos no centro-norte, noroeste e serra do RS, serra e sul de SC, extremo norte do PA, sul do AP, em RR e no extremo norte do AM. A Climatempo também alerta para atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes: na Grande Porto Alegre, na região central e oeste do RS; no centro, oeste de SC e Grande Florianópolis; no oeste e sul do PR; oeste, norte e litoral do CE; no centro-norte do PI; no MA (exceto no centro-sul do estado); no leste, nordeste, centro e oeste do PA; no centro, norte e oeste do AP; no centro, leste e oeste do AM e no centro-oeste do AC.

Alerta de chuva frequente e por vezes forte: no litoral norte de SP e litoral sul do RJ, na Baixada Santista na madrugada, na região de Salvador. Já a atenção para chuva moderada é para: Grande SP na madrugada, no litoral de SE, AL, PE, PB e RN.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...

Crimes ambientais são flagrados e embargados em Marechal Floriano

Uma nova fase da “Operação Curupira”, que visa coibir crimes ambientais no Espírito ...

Campanha promove alimentos orgânicos em todo o Brasil

A campanha visa estimular o conhecimento e o consumo de produtos orgânicos O ...

História do cooperativismo cafeeiro capixaba é destaque na biblioteca do Incaper

A biblioteca do Incaper serviu como base para revisões bibliográficas, fontes de dados ...