Técnicos e supervisores do Senar-ES participam de treinamento no Paraná

Em busca da excelência no apoio aos produtores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-ES – investe em constante aperfeiçoamento. Recentemente, uma equipe formada por 20 técnicos e supervisores de campo do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG – se dedicou durante cinco dias a um intenso treinamento no Centro de Treinamento para Pecuaristas – CTP, localizado em Castro, Paraná.

Durante essa imersão, eles participaram de atividades práticas e teóricas que abrangem diversos aspectos essenciais para a cadeia leiteira. Desde a divisão inteligente do plantel até o cuidado especial com bezerras, do nascimento, passando pelo manejo eficaz de vacas leiteiras e todo o processo até a inseminação. Além disso, também aprenderam manejo pré-parto, noções de primeiros socorros, correta aplicação de medicamentos, entre outros.

Anúncio

A supervisora geral da ATeG no ES, Cristiane Veronesi, conta que a AteG tem o objetivo de levar conhecimento de gestão aos produtores rurais, além da parte técnica. “É muito importante que os nossos técnicos de campo sejam capacitados regularmente para estarem sempre alinhados com as novidades do setor e levar as melhores técnicas para essas propriedades atendidas. Nos último três anos, já capacitamos, no CTP de Castro, no Paraná, 60 técnicos em pecuária leiteira”, afirma.

Anúncio

PROGRAMA – O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR-ES, além de assistir o produtor, proporciona a adequação ambiental da propriedade e a regularização dos aspectos legais exigidos ao estabelecimento rural.

O modelo de atendimento do programa consiste em uma visita mensal de quatro horas em cada propriedade, de forma individualizada. O produtor recebe esse atendimento de forma gratuita por um período de dois anos e quatro meses.

A metodologia desenvolvida na Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas que abrangem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

COMO PARTICIPAR- Entrar em contato com Senar-AR/ES: (27) 3185-9218 ou procurar o Sindicato Rural do seu município.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...