Tecnologia da Embrapa aumenta tempo de prateleira de frutas

Foto: Divulgação

Julio Huber

Anúncio

Uma nanoemulsão (emulsões que contém partículas minúsculas com raio entre 10 a 100 nanômetros) à base de cera de carnaúba é a mais nova tecnologia lançada pela Embrapa para conservar e aumentar o tempo de prateleira de frutas como mamão, tangerina, laranja e tomate. Os pesquisadores descobriram que o composto é capaz de preservar a qualidade e prolongar o tempo de vida dos frutos em 15 dias a mais, em média. A nanoemulsão forma uma barreira contra a perda de umidade, troca de gases e ação microbiana.

Anúncio

O Brasil é um dos principais produtores de frutas e hortaliças, mas é também um dos dez países que mais desperdiçam comida no mundo. As perdas giram em torno de 40%, o que faz da nanoemulsão uma alternativa para a conservação pós-colheita de frutos em geral e redução do desperdício.

A grande vantagem da nova tecnologia é que a matriz usada, a cera de carnaúba, é um produto mais disponível, extraído das folhas da palmeira da carnaubeira, espécie natural da região Nordeste do país. Além disso, é reconhecida como substância segura ao consumo humano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A pesquisa desenvolvida por Marcela Miranda foi premiada no V Simpósio Internacional de Patologia Pós-Colheita, realizado em maio na Bélgica, com o trabalho “Atividades antifúngicas de óleo essencial e extratos de Zingiber Officinale Roscoe em patógenos pós-colheita”.

“Em todos os ensaios, os frutos revestidos com a nanoemulsão demonstraram menor perda de massa, quando comparados a frutos não revestidos e àqueles com emulsões comerciais”, relata a pesquisadora que realizou o estudo durante o curso de mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ela atribuiu o resultado à adequada troca gasosa, durante a qual não ocorreram processos fermentativos, como aqueles observados em ceras de origem sintética existentes no mercado.

Além de constatar que a síntese de emulsão de cera de carnaúba na forma de nanoemulsão é possível, os ensaios de análise sensorial demonstraram que os frutos revestidos com as partículas ultrafinas foram os preferidos e mais aceitos para o consumo nas formas in natura e processada. Os pesquisadores acreditam que a escolha se deve à aparência visual conferida pelo menor tamanho de partícula do revestimento.

Desenvolvido pela Embrapa Instrumentação (SP) em parceria com a empresa Tanquímica, o estudo sobre a nanoemulsão teve início em 2013, com trabalhos de estudantes orientados pelo pesquisador da Embrapa, Marcos David Ferreira, em cursos de graduação, modalidade iniciação científica, mestrado e doutorado.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...