Tombo da polenta será um dos destaques da Feira Sabores da Terra

Foto: Julio Huber

O Espírito Santo é rico em cultura e tradições. Por ter sido colonizado por diversos imigrantes, em cada cidade capixaba é possível encontrar traços, resquícios e gostos diferentes, mas que se complementam e criam a cultura do Estado. Um desses sabores que resgata tradições dos imigrantes italianos é o da polenta, comum de ser encontrada como destaque em festivais da Região Serrana. Nesta semana, este prato típico das raízes italianas é um dos principais itens tradicionais confirmados na Feira Sabores da Terra, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, na Praça do Papa, em Vitória.

Continua após o anúncio

Neste ano, com a expectativa de ver os eventos que homenageiam as raízes italianas acontecendo novamente, a Feira Sabores da Terra traz o mini tombo da polenta como um dos momentos de resgate à cultura dos imigrantes. “Nós teremos descendentes de italianos servindo nossos visitantes com um prato típico do nosso Estado. A polenta representa mais do que uma especialidade característica da região das montanhas; ela é um resgate ao que nós somos, produzimos e criamos aqui no Espírito Santo, levando a nossa cultura para os demais estados brasileiros”, comenta Ademir Dadalto, organizador do evento.

A atração feita pelos imigrantes italianos de Venda Nova do Imigrante será na próxima sexta-feira (8), com o cortejo do mini tombo da polenta, previsto para iniciar às 20h, com dois fogões móveis e a participação de voluntários e descendentes de italianos durante todo o percurso. A presença das princesas e rainha, elegidas durante a Festa da Polenta 2021, está confirmada, assim como a da cantarola italiana e de outras tradições de Venda Nova do Imigrante. Ao todo, serão 60 kg de fubá utilizados para o mini tombo da polenta, que serão servidos com molho aos visitantes logo após o cortejo.

PANDEMIA – Como protocolos de segurança, serão disponibilizadas pias com água e sabão para higienização das mãos e estações com dispenser de álcool em gel. Para visitar o evento, o uso de máscara será obrigatório. Na quinta e sexta-feira (07/04 e 08/04), o funcionamento será das 16h às 22h; no sábado (09/04), das 10h às 22h e no domingo (10/04), das 10h às 18h.

Neste ano, a Feira Sabores da Terra traz, além da grande variedade de expositores, terá novidades como o Espaço Cidade Solidária, destinado à valorização da economia solidária. Porém, este não será o único estande do evento. Outros produtores estarão presentes para expor e vender flores e plantas de diversas espécies; bebidas artesanais, como vinhos e licores; pratos típicos do interior capixaba e artesanatos, que apresentam mais sobre a cultura do Espírito Santo.

Local: Praça do Papa, Vitória

Horários

  • Quinta e sexta: (07/04 e 08/04) – das 16h às 22h
  • Sábado: (09/04) – das 10h às 22h
  • Domingo: (10/04) – das 10h às 18h

Fonte: Tipz

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...