Tornado pode atingir região do Brasil neste fim de semana

Um tornado poderá atingir o Brasil neste fim de semana (19 e 20), de acordo com alerta emitido pelo Climatempo. O risco é de uma ventania severa e destrutiva na Região Sul do Brasil, mas especialmente em áreas do Estado do Rio Grande do Sul.

Amanhã (19), as rajadas de vento podem alcançar velocidades de 70 km/h a 100 km/h, de forma geral, nos três Estados. Porém, para o oeste do Rio Grande do Sul, não se pode descartar o perigo de rajadas com até 130 km/h, com risco de formação de tornado e de downburst – que é um vento de grande intensidade e junto ao solo que, a partir de determinado ponto, sopra de forma radial, isto é, em linha reta em todas as direções a partir do ponto de contato com o terreno. Este fenômeno produz frequentemente ventos de grande periculosidade e pode ser confundido com um tornado.

Anúncio

No domingo, 20 de dezembro, os estados da Região Sul ainda poderão sentir rajadas de vento muito fortes, com até 80 km/h, de forma geral. Porém, o sul do Rio Grande do Sul poderá sentir rajadas de até 100km/h.

Há risco de destelhamentos, de quebra de galhos grossos de árvores, queda de árvores de médio e grande porte, tombamento de rede de transmissão e de postes de energia elétrica. Há, ainda, risco de movimentação perigosa de suportes de anúncios publicitários suspensos.

Anúncio

CAUSAS – As rajadas de vento intensas estarão associadas com a formação e deslocamento de uma intensa área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Uruguai, que vai gerar um ciclone extratropical, entre a noite de hoje (18) e a noite de amanhã (19). Uma frente fria também estará se deslocando sobre a Região Sul, formando áreas de instabilidade.

A proximidade com a intensa baixa pressão atmosférica estimula a formação de fortes linhas de instabilidade, conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam unidas e ordenadamente, que geram “frentes de rajada”. Este fenômeno é associado a rajadas de ventos muito fortes que também podem alcançar velocidades em torno de 100 km/h. O alerta válido até 15 horas de domingo.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...

Brasil e China firmam cooperação tecnológica para pesquisa e produção de leite de jumentas

Foto: Divulgação Brasil e China avançam em uma nova frente de cooperação científica ...

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...

Espírito Santo terá calor dentro do normal e chuvas próximas da média em fevereiro

Foto: Freepik O mês de fevereiro de 2026 será marcado por um cenário ...

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...