Tornado pode atingir região do Brasil neste fim de semana

Um tornado poderá atingir o Brasil neste fim de semana (19 e 20), de acordo com alerta emitido pelo Climatempo. O risco é de uma ventania severa e destrutiva na Região Sul do Brasil, mas especialmente em áreas do Estado do Rio Grande do Sul.

Amanhã (19), as rajadas de vento podem alcançar velocidades de 70 km/h a 100 km/h, de forma geral, nos três Estados. Porém, para o oeste do Rio Grande do Sul, não se pode descartar o perigo de rajadas com até 130 km/h, com risco de formação de tornado e de downburst – que é um vento de grande intensidade e junto ao solo que, a partir de determinado ponto, sopra de forma radial, isto é, em linha reta em todas as direções a partir do ponto de contato com o terreno. Este fenômeno produz frequentemente ventos de grande periculosidade e pode ser confundido com um tornado.

No domingo, 20 de dezembro, os estados da Região Sul ainda poderão sentir rajadas de vento muito fortes, com até 80 km/h, de forma geral. Porém, o sul do Rio Grande do Sul poderá sentir rajadas de até 100km/h.

Há risco de destelhamentos, de quebra de galhos grossos de árvores, queda de árvores de médio e grande porte, tombamento de rede de transmissão e de postes de energia elétrica. Há, ainda, risco de movimentação perigosa de suportes de anúncios publicitários suspensos.

CAUSAS – As rajadas de vento intensas estarão associadas com a formação e deslocamento de uma intensa área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Uruguai, que vai gerar um ciclone extratropical, entre a noite de hoje (18) e a noite de amanhã (19). Uma frente fria também estará se deslocando sobre a Região Sul, formando áreas de instabilidade.

A proximidade com a intensa baixa pressão atmosférica estimula a formação de fortes linhas de instabilidade, conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam unidas e ordenadamente, que geram “frentes de rajada”. Este fenômeno é associado a rajadas de ventos muito fortes que também podem alcançar velocidades em torno de 100 km/h. O alerta válido até 15 horas de domingo.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Conab atualiza ferramenta de pesquisa dos preços diários do mercado de hortifrutis

Desde a última quarta-feira (20), ficou mais fácil realizar a pesquisa de dados ...

Nova lei permite a produtor rural requerer recuperação judicial

Entrou em vigor ontem (24), após alguns vetos presidenciais, a Lei 14.112/2020, que ...

Suplementação correta na estação das águas potencializa ganho

De volta, durante a estação das águas, a velha e boa discussão: com ...

Aviso de sinistro tardio pode inviabilizar perícia no campo

A safra de soja 2020/21 já enfrentou irregularidade das chuvas e o plantio ...

Semana quente e com pouca chuva em MG, RJ e ES

Para os próximos dias, ainda não há expectativa de grandes mudanças para os ...