Tornado pode atingir região do Brasil neste fim de semana

Um tornado poderá atingir o Brasil neste fim de semana (19 e 20), de acordo com alerta emitido pelo Climatempo. O risco é de uma ventania severa e destrutiva na Região Sul do Brasil, mas especialmente em áreas do Estado do Rio Grande do Sul.

Amanhã (19), as rajadas de vento podem alcançar velocidades de 70 km/h a 100 km/h, de forma geral, nos três Estados. Porém, para o oeste do Rio Grande do Sul, não se pode descartar o perigo de rajadas com até 130 km/h, com risco de formação de tornado e de downburst – que é um vento de grande intensidade e junto ao solo que, a partir de determinado ponto, sopra de forma radial, isto é, em linha reta em todas as direções a partir do ponto de contato com o terreno. Este fenômeno produz frequentemente ventos de grande periculosidade e pode ser confundido com um tornado.

No domingo, 20 de dezembro, os estados da Região Sul ainda poderão sentir rajadas de vento muito fortes, com até 80 km/h, de forma geral. Porém, o sul do Rio Grande do Sul poderá sentir rajadas de até 100km/h.

Há risco de destelhamentos, de quebra de galhos grossos de árvores, queda de árvores de médio e grande porte, tombamento de rede de transmissão e de postes de energia elétrica. Há, ainda, risco de movimentação perigosa de suportes de anúncios publicitários suspensos.

CAUSAS – As rajadas de vento intensas estarão associadas com a formação e deslocamento de uma intensa área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Uruguai, que vai gerar um ciclone extratropical, entre a noite de hoje (18) e a noite de amanhã (19). Uma frente fria também estará se deslocando sobre a Região Sul, formando áreas de instabilidade.

A proximidade com a intensa baixa pressão atmosférica estimula a formação de fortes linhas de instabilidade, conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam unidas e ordenadamente, que geram “frentes de rajada”. Este fenômeno é associado a rajadas de ventos muito fortes que também podem alcançar velocidades em torno de 100 km/h. O alerta válido até 15 horas de domingo.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...