Três marcas de café torrado são proibidas para consumo

Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um novo alerta aos consumidores: três marcas de café torrado foram consideradas impróprias para o consumo humano após análises laboratoriais. Os produtos apresentaram irregularidades graves, como impurezas acima do permitido e níveis elevados de micotoxinas — substâncias tóxicas que colocam em risco a saúde.

Anúncio

A desclassificação foi feita com base na Portaria nº 570, de 09 de maio de 2022, que define os padrões de identidade e qualidade para o café torrado. De acordo com o Mapa, os lotes analisados descumpriram esses requisitos e, por isso, devem ser recolhidos do mercado.

📌 O que o consumidor deve fazer:

Anúncio

  • Não consumir os produtos listados;
  • Solicitar a troca com base no Código de Defesa do Consumidor;
  • Denunciar a venda desses cafés no canal oficial Fala.BR, informando o nome e endereço do local onde foram comprados.

A lista completa com as marcas e os lotes desclassificados está disponível no site oficial do Ministério. Fique atento e ajude a garantir a qualidade dos alimentos que chegam à sua mesa.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos artesanais do ES movimentam o campo, ganham prêmios nacionais e terão concurso estadual em 2026

Foto: Envato Muito mais do que um alimento, o queijo artesanal é parte ...

Casa dos Municípios fortalece jovens, agroindústria e agricultura familiar no ES

Foto: Lucas S. Costa A atuação da Casa dos Municípios, vinculada à Assembleia ...

Natal Luz de Gramado terminou ontem (18) e movimentou R$ 420 milhões na economia local

Foto: Cleiton Thiele 17_12_2025_40Natal Luz de Gramado_Grande Desfile de Natal. Foto Cleiton Thiele/SerraPress ...

Brasil exporta 21% menos café, mas receita cresce 24% em 2025

Foto: Freepik Mesmo com uma exportação de café 21% menor que em 2024, ...

Dois pés de uva produzem mais de 500 quilos e sítio vira atração em Marechal Floriano

Foto: Julio Huber Os dois pés de uva ficam embaixo de uma estufa ...