Turismo de experiência de Pernambuco decola e roteiros serão comercializados em todo o mundo

Fotos: Cooperativa Voo Social

No roteiro Casa de Farinha o turista conhece o processo de produção de farinha de mandioca

Quando se fala em Pernambuco, é impossível não se lembrar das famosas praias, como Muro Alto e Carneiros, das piscinas naturais de Porto de Galinhas, do Centro Histórico de Olinda, das tradições de Caruaru e da famosa ilha de Fernando de Noronha. Seja no litoral com suas águas mornas e praias paradisíacas ou no sertão pernambucano, o turismo é um setor que movimenta a economia do Estado.

Anúncio

E cada vez mais surge novas opções para o turista que busca o Estado do Nordeste brasileiro. As novidades no setor são os novos roteiros turísticos que foram criados e já estão recebendo visitantes, e outros já estão em fase de criação. E por meio de uma parceria alemã, os roteiros serão comercializados em todo o mundo.

Anúncio

Distante menos de 30 quilômetros da capital Recife, o município de São Lourenço da Mata conta agora com dois roteiros turísticos: Casa de Farinha e Porta a Porta Orgânicos. Seguindo mais uns 40 quilômetros, em Tracunhaem, o roteiro Vidas do Barro é o terceiro produto de turismo de experiência lançado recentemente em Pernambuco.

A iniciativa é da Cooperativa de Trabalho de Turismo e Promoção de Eventos Voo Social, que atualmente possui 10 cooperados. A intenção é integrar o turista com o dia a dia do pernambucano. No roteiro Casa de Farinha, o visitante conhece todo o processo de produção da farinha. A macaxeira (mandioca), que é a principal fonte de renda para muitas pequenas famílias do Estado, é a estrela da visita.

Todo o processo manual para transformar a mandioca em farinha passa de geração em geração e é mantida por Antônio Costa e a esposa Tereza. Quem visitar a propriedade poderá ver desde o plantio, até a colheita, o descasque e a moagem das raízes. Mas, o que não tem preço é ouvir as histórias contadas pelos experientes agricultores.

Na mesma cidade também é possível realizar o roteiro Porta a Porta Orgânicos. Nessa propriedade, até a ração dos animais é produzida pela família. No passeio pela Chácara Plantão, os processos de cultivo orgânico são vistos por toda a parte, inclusive no pomar, que possui frutas da região e que são colhidas e consumidas pelos visitantes.

Um almoço com produtos orgânicos é servido ao grupo que conhece o roteiro Porta a Porta Orgânicos

Após conhecer sobre a produção de alimentos orgânicos, colher frutas, verduras e legumes, conhecer sobre a história do local e até coletar os ovos no galinheiro, chega um dos momentos mais aguardados no passeio, que é o almoço com o melhor da culinária e, claro, com alimentos orgânicos colhidos na propriedade.

O terceiro roteiro criado pela cooperativa Voo Social fica na cidade de Tracunhaem, e se chama Vidas do Barro. A arte de moldar o barro e esculpir objetos é apresentada por dois artesãos. Das mãos do mestre Ivo, o visitante poderá aprender a técnica para manejo do barro de forma mais artística e liberar a criatividade na construção de objetos com as mãos.

Já o mestre Elite ensina a usar o torno (equipamento utilizado para girar uma peça) e assim criar objetos como panelas, copos, vasos e muitos outros. “O barro, só ele é insignificante, mas quando você começa a interagir com ele, você se surpreende. A arte, ela nos prende a casa dia”, garante o mestre Ivo.

Objetos feitos de barro conquinstam os turistas que visitam a região pernambucana

O trajeto até as propriedades é feito em Toyotas, que são veículos robustos que fazem a viagem na trilha rural. Durante todo o tempo, os visitantes são assessorados pela equipe de profissionais da cooperativa, que inclui intérpretes, fotógrafo e guias.

Segundo o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a Voo Social congrega um grupo de profissionais, em sua maioria, de São Lourenço da Mata, cidade conhecida por possuir um patrimônio histórico bastante rico. “A cooperativa foca o turismo de experiência, grande atrativo, sobretudo, para quem não é da região, viabilizando a oportunidade de muitos produtores locais melhorarem sua renda e condição de vida. A OCB/PE tem apoiado a iniciativa desde a sua constituição e continuará dando o apoio necessário para que essa cooperativa gere resultados positivos para o seus cooperados”, destacou.

PARCERIA ALEMÃ – A cooperativa surgiu a partir da cooperação de suporte social entre o Instituto Juventude Criativa e a fundação alemã Help Alliance, do Grupo Lufthansa, com objetivo de fomentar a sustentabilidade dos associados, ações e projetos, através do cooperativismo.

Foi por meio dessa parceria que os cooperados perceberam que era possível fazer mais pela comunidade local, levar cultura de território e um novo jeito de fazer turismo. “Nossa proposta é fazer com que a cultura e história cheguem ao máximo de pessoas. Então, estamos produzindo diferentes produtos para várias propostas, sendo famílias, grupos de empresas, casais e muito mais”, destacou Anderson.

Ele contou que os passeios estão sendo feitos para grupos a partir de cinco pessoas, mas, em breve, as reservas poderão ser feitas apenas para uma pessoa. Cada roteiro pode durar de três a cinco horas, dependendo do interesse do visitante. “Cada roteiro fica em uma região, e a nossa ideia é vivenciar o momento e aproveitar cada pedaço da experiência”, enfatizou.

Ele contou, ainda, que após a finalização de estruturação do projeto e dos trâmites burocráticos da cooperativa, a Help Alliance, empresa social da Lufthansa, irá vender os atuais produtos turísticos e os que forem criados, nas suas mais de 1.700 agências espalhadas em todo o mundo.

SERVIÇO

As reservas para visitar os roteiros turísticos podem ser feitas por meio do site oficial da Voo Social (www.voosocial.com.br).

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...