Ufes e Ifes conquistam patente verde na área de compostagem

“Aparato Modular para Compostagem Doméstica” é a segunda patente verde concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) à Ufes e a décima oitava no cômputo total de patentes da Universidade. A composteira chamada de MoBio foi desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Os autores são a professora do curso de Design da Ufes Katia Miller e o estudante de Design Fabrício Nunes; a professora do Ifes Jacqueline Bringhenti; a ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis do Ifes Rafaela Cometti; e os estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes Beatriz Sacramento e Wilker Nascimento.

Anúncio

De acordo com os inventores, a MoBio permite o tratamento dos resíduos orgânicos no próprio local de geração e apresenta dimensões apropriadas para utilização em casas, apartamentos e ambientes institucionais, com boa mobilidade. Para chegar a esse modelo foram avaliadas 42 soluções existentes no mercado, 13 opções artesanais e 20 criações patenteadas. Também foram ouvidas experiências e preferências de moradores da Grande Vitória e feita consulta a especialistas da área.

Anúncio

O resultado do trabalho de pesquisa apontou para um produto prático, simples de operar e com dimensões compatíveis com espaços reduzidos. “A composteira foi inspirada em um mobiliário que pudesse ocupar lugares mais nobres da casa, como sala e varanda, ao invés de cozinha e área de serviço, que são locais onde colocamos uma lixeira”, afirmou a professora Kátia Miller. Junto com os alunos de Design, Miller coordenou o desenvolvimento do artefato e a identidade visual da MoBio.

PATENTES VERDES – O programa Patentes Verdes do INPI tem como meta contribuir para o combate às mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente. A primeira patente verde conquistada pela Ufes objetivou a redução da emissão de poeira e do descarte de lixo no meio ambiente.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...