Últimos dias da campanha de vacinação contra febre aftosa

Foto: Divulgação/Sepor

Ao todo, 81% do rebanho com idade vacinal foram imunizados

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 10 de maio e segue até o dia 30 de junho. Até o início desta semana, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), cerca de 575 mil animais foram vacinados, o que representa um total de 81% do rebanho com idade vacinal.

Ainda de acordo com o Instituto restam cerca de 130 mil animais que ainda não foram vacinados e o produtor precisa ficar atento para os últimos dias de vacinação. Nesta primeira etapa são vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.

De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Idaf, Porto Júnior, os produtores rurais não podem permitir o aumento do número de municípios com vacinação do rebanho inferior a 90%.

“É de interesse de toda a categoria a manutenção de altos índices vacinais, como de costume em nosso Estado e, nessa reta final do prazo de vacinação, é fundamental que sejam alertados aqueles que deixam para os últimos dias, evitando assim a falta de vacina na revenda de sua preferência, e o prejuízo ao produtor pelo descumprimento da norma legal, bem como prejuízos à defesa sanitária Estadual pelo não alcance das metas necessárias”, disse o médico veterinário.

Para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a comprovação da vacinação ou a atualização cadastral de animais com idade superior a 24 meses deverá ser realizada, preferencialmente, de forma on-line pelo produtor rural. Dessa forma, ele poderá realizar a comprovação de sua residência, de acordo com as orientações das organizações da saúde que determinam o afastamento social como a forma mais eficaz de combater o contágio pelo vírus. 

Para saber outras formas de comprovação e seus prazos, acesse https://idaf.es.gov.br/eslivredefebreaftosa.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Capixaba é eleito influenciador do cooperativismo brasileiro

O Prêmio Somoscoop divulgou os finalistas em cerimônia virtual O deputado federal Evair ...

Abacaxis produzidos no Espírito Santo são distribuídos a hospital

Funcionários do viveiro, extensionista do Incaper e representantes da Secretaria de Agricultura de ...

Nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade é lançada

Foto: Sebastião Araújo/Embrapa O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de ...

Seguro rural de florestas será avaliado em videoconferência do Mapa

Evento virtual Monitor do Seguro Rural será no dia 27 de novembro O ...

Aprovado certificado para exportação para o México de ovos frescos, subprodutos e partes e arroz com casca

O Brasil foi informado pelas autoridades mexicanas da aprovação do Certificado Zoossanitário Internacional ...