Últimos dias da campanha de vacinação contra febre aftosa

Foto: Divulgação/Sepor

Ao todo, 81% do rebanho com idade vacinal foram imunizados

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 10 de maio e segue até o dia 30 de junho. Até o início desta semana, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), cerca de 575 mil animais foram vacinados, o que representa um total de 81% do rebanho com idade vacinal.

Ainda de acordo com o Instituto restam cerca de 130 mil animais que ainda não foram vacinados e o produtor precisa ficar atento para os últimos dias de vacinação. Nesta primeira etapa são vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.

De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Idaf, Porto Júnior, os produtores rurais não podem permitir o aumento do número de municípios com vacinação do rebanho inferior a 90%.

“É de interesse de toda a categoria a manutenção de altos índices vacinais, como de costume em nosso Estado e, nessa reta final do prazo de vacinação, é fundamental que sejam alertados aqueles que deixam para os últimos dias, evitando assim a falta de vacina na revenda de sua preferência, e o prejuízo ao produtor pelo descumprimento da norma legal, bem como prejuízos à defesa sanitária Estadual pelo não alcance das metas necessárias”, disse o médico veterinário.

Para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a comprovação da vacinação ou a atualização cadastral de animais com idade superior a 24 meses deverá ser realizada, preferencialmente, de forma on-line pelo produtor rural. Dessa forma, ele poderá realizar a comprovação de sua residência, de acordo com as orientações das organizações da saúde que determinam o afastamento social como a forma mais eficaz de combater o contágio pelo vírus. 

Para saber outras formas de comprovação e seus prazos, acesse https://idaf.es.gov.br/eslivredefebreaftosa.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...