Usina de Aimorés inicia ciclo de simulados internos de emergência

Foto: Divulgação/Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia e está localizada na Bacia do Rio Doce, iniciou em setembro uma série de simulados de emergência na unidade.

Anúncio

O primeiro teste aconteceu no dia 29 de setembro, com a equipe da Brigada de Emergência, onde foram representadas ocorrências de vazamentos de ácido sulfúrico dos bancos de bateria. Também foi realizado um simulado de abandono geral da Usina, mediante o acionamento do alarme de evacuação. Nos próximos dias serão feitas simulações de incêndios, acidentes, dentre outros. Cada cenário simulado visa avaliar e melhorar continuamente a resposta de ação dos grupos funcionais das Brigadas de Emergência das instalações.

Segundo o coordenador da Usina de Aimorés, Adilison Melo, no total devem ser realizados ao menos 19 simulados nos próximos dois anos com o objetivo de preparar adequadamente a equipe do empreendimento para ocorrências.

Anúncio

“Um simulado de emergência consiste em um treinamento prático que simula, de forma realista, um cenário de risco na Usina, fazendo com que todos os trabalhadores envolvidos sigam um determinado padrão de resposta à situação de emergência. No caso de Aimorés, temos uma Equipe de Brigada formada por colaboradores próprios e terceiros, já com suas atribuições e responsabilidades definidas. Com a realização dos testes, conseguiremos mapear as lacunas e nos preparar cada vez mais para atuar de forma padronizada e eficaz, caso uma situação real aconteça. Um ciclo completo de simulados para todos os cenários de emergências previstos deve ser concluído até 2024”, explica Adilison.

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas.

Fonte: Serifa Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Experiência imersiva destaca tradição e sabores do café capixaba em Vitória

Foto: Divulgação/CCVV O Palácio do Café, no Centro de Vitória, será palco de ...

Fogueira gigante e programação cultural movimentam a Festa de São João em Venda Nova do Imigrante

Foto: Divulgação/PMVNI A comunidade de São João de Viçosa, em Venda Nova do ...

Cooperativa investe R$ 12 milhões em filetadora para aumentar produção de tilápias no Espírito Santo

Fotos: Julio Huber/Nova Comunicação Julio Huber A piscicultura capixaba está prestes a viver ...

Projeto no Congresso prevê mudanças no Orçamento e pode alterar recursos para agricultura familiar

Foto: Freepik O Congresso Nacional começou a analisar o Projeto de Lei do ...

Exportações de miúdos bovinos avançam com expansão do mercado indonésio

Foto: Freepik Menos de um ano após a abertura do mercado indonésio para ...