Uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais é debatido por deputados federais

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados vota nesta semana projeto que autoriza o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais no país. O texto é o quarto item da pauta da Comissão. Relator da matéria, o deputado federal José Medeiros (Podemos-MT) divulgou, nesta segunda-feira (16), parecer favorável ao projeto.

“Os produtores deste país e as empresas ligadas ao setor de produção são os primeiros interessados na preservação do meio ambiente. Mas por incrível que pareça, encontram obstáculos na burocracia para agirem. Com esse texto, buscamos dar a segurança jurídica necessária para que possam, literalmente, somar forças com o Poder Público no combate às queimadas”, assegura José Medeiros.

Anúncio

No Brasil, o maior período de seca e queimadas ocorre no segundo semestre, justamente quando maior parte da frota está ociosa, devido à época de entressafra. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o país tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com 2,3 mil aeronaves, atrás apenas dos Estados Unidos, que possui cerca de 3,6 mil aviões agrícolas.

Anúncio

Pelo projeto, que altera o Código Florestal e já foi aprovado no Senado, fica determinado que as aeronaves usadas para essa finalidade deverão atender as normas técnicas definidas pela autoridade competente e serão pilotadas por profissionais qualificados.

Dados divulgados no Painel de Cientistas da ONU para Mudanças Climáticas mostram que atualmente existem mais 1.114 focos de incêndios em todo o país. Em média, por ano, o Brasil registra uma área do tamanho do estado do Ceará em queimadas, sendo 65% composta por florestas e campos naturais e 35% por áreas agrícolas ou que são usadas para pastagens.

Outro dado do estudo revela que, de 1985 a 2020, quase 19,6% do território brasileiro foi consumido pelo fogo. Desse total, ao menos 60% queimaram mais de uma vez.

Fonte: Podemos

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...