Vem muita chuva até domingo: meteorologistas fazem o alerta e explicam o motivo

Os meteorologistas da Climatempo alertam para a formação de um novo corredor de umidade que vai favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas do Brasil entre amanhã (17) e domingo (20).  Este sistema, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), vai atingir áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte da Bahia.

Regiões como Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio de Janeiro, devem registrar grandes volumes de chuva neste período. Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS também provoca chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, 19 e 20, a chuva tende a diminuir.

Anúncio

O tempo segue carregado e com bastante chuva entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.   

Anúncio

A ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021, já houve registro de cinco episódios de ZCAS sobre o Brasil. Com esta nova prevista a partir de amanhã (17), serão seis episódios em um curto período de tempo.

EXPLICAÇÃO – O que explica a maior quantidade de eventos de ZCAS no verão 2021/2022 é a temperatura da água do oceano Atlântico abaixo do normal, na porção entre a costa do Sul e do Sudeste.

Isto gera uma circulação de ventos que injeta mais umidade do mar para o continente. Este reforço de umidade intensifica o sistema de pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia (AB), que se forma em torno de 10 quilômetros de altitude. A intensificação da AB reforça um cavado sobre o Nordeste (circulação de ventos no sentido horário), também a 10 quilômetros de altitude.

A presença da AB e deste cavado são dois sistemas fundamentais para que ocorra a formação de uma ZCAS. Com a água do mar entre o Sul e o Sudeste com temperatura abaixo do normal, a AB e o cavado do Nordeste têm se formando mais facilmente e, por isso, ocorreram um maior número de episódios de ZCAS desde o início do verão.

De acordo com a equipe de previsão climática da Climatempo, esta deve ser a última ZCAS até o fim do verão. A estação vai terminar dia 20 de março 2022.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, capital de ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...

Brasileiro é campeão mundial de prova de café

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...