Vencedores do Concurso NossoCafé ganharão viagem para os Estados Unidos

Foto: Julio Huber

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para quem quiser participar da 6ª edição do Concurso NossoCafé, competição anual promovida pela Yara, Líder Mundial em Nutrição de Plantas, para destacar a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.

Anúncio

São duas categorias: “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”. O ganhador de cada uma delas leva como prêmio uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos. Neste ano, pela primeira vez no concurso, o segundo e terceiro lugar de cada categoria também serão premiados.

“Ao longo de todas as edições do Concurso pudemos avaliar e reconhecer o quanto essa experiência tem sido positiva e importante para levar conhecimento e promover o potencial dos produtores de café do nosso país. Por isso, os finalistas em segundo e terceiro lugar desta edição também serão contemplados. Esta é a forma que encontramos para expandir o nosso reconhecimento e valorização dos produtores que confiam nas soluções nutricionais Yara para elevar a qualidade e produtividade dos cafezais”, comenta Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

Anúncio

O segundo colocado de cada uma das categorias receberá um curso de Q-grader (profissional mestre avaliador Q de qualidade) e o terceiro lugar de cada categoria ganha o curso de Q-Processing Level 2 (processamento de café), ambos na BSCA — Brazilian Speciality Coffee Association, na cidade de Varginha (MG), com todas as despesas pagas.

Duas etapas e anúncio dos ganhadores

O concurso é dedicado aos produtores que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé Yara (YaraMila ou YaraRega; YaraLiva ou YaraTera Calcinit; YaraVita) na safra 2021 e está dividido em duas etapas. A primeira consiste na inscrição pelo site, quando o produtor escolhe a categoria que quer se inscrever, seguida do envio das amostras do café para análise. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association, a qual considera uma série de atributos, entre eles: aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio.

Os selecionados para a segunda fase do concurso deverão apresentar, no período de 17 a 25 de outubro, uma nova amostra do café que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da Specialty Coffee Association.

Os vencedores serão anunciados em 17 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Além da viagem ao exterior, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (cinco sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.

Os cinco finalistas de cada categoria serão convidados para participar presencialmente da SIC com todas as despesas pagas pela Yara. A empresa promove ainda a conexão entre os produtores e os interessados em comprar os cafés finalistas durante a chamada Mesa de Negócios.

O regulamento sobre o Concurso, informações sobre a Mesa de Negócios e as inscrições podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte: Grupo In Press

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...