Verão chegando ao fim: veja como ficará o clima no Brasil em março

O verão termina no próximo dia 20 de março. E para o mês que vai marcar final da estação mais quente do ano, as médias históricas de chuva deverá ter grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, de acordo com estimativas da Climatempo. Mas para a porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil, março é um mês de muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.

O fenômeno La Niña continua influenciando o Clima no Brasil em março. O oceano Atlântico na costa do Sudeste e do Sul já se aqueceu, o que inibe a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Anúncio

A porção do Atlântico na costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte está com temperatura menor do que o Atlântico Norte acima da linha do Equador. Isto vai afastar a ZCIT da costa norte do Nordeste, mas vai privilegiar o Amapá com mais chuva.

Anúncio

Destaques regionais

REGIÃO SUL – A tendência de dias com pouca chuva se mantém em março. Episódios de calor intenso ainda podem ocorrer e também alguns eventos de frio, com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina, mas sem risco para a agricultura.

REGIÃO SUDESTE – Não há expectativa de formação de outra Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas com a grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e muitas podem ser fortes.

Atenção para eventos de chuva volumosa no leste da Região, que inclui toda a faixa litorânea, o leste de SP e a Grande SP, todo o estado do RJ, todo o ES e áreas da Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce. Lembrando que todas estas áreas já estão com histórico de solo encharcado devido à chuva volumosa de dezembro até agora.

REGIÃO CENTRO-OESTE – Março será com sol, calor e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre quase todo o Centro-Oeste. Mas o clima seco e quente ainda vai predominar em MS. O nortão de MT terá chuva volumosa, por causa da influência de áreas de instabilidade que avançam do Norte do Brasil para a região.

REGIÃO NORDESTE – Março é um mês de muita chuva sobre o norte do Nordeste, mas este ano a temperatura do Atlântico, na costa norte da região, não estará favorável para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, vai faltar chuva para o norte da Região, onde estão MA, PI, CE, RN e PB.

REGIÃO NORTE – De forma geral, toda a região continua tendo pancadas de chuva regulares, principalmente à tarde e à noite, e muitas podem ser fortes. A ZCIT vai atuar com mais força sobre o norte da Região Norte neste mês de março. Isto vai fazer com que os estados do AP, RR, o norte do PA e do AM tenham mais chuva do que o normal.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Justiça concede pensão alimentícia de R$ 420 para cachorro em tratamento

Uma decisão inédita no país concedeu o direto a um cachorro de receber ...

Agronegócio de São Paulo tem superávit 9,25% maior no acumulado de 2024

Foto: Julio Huber Suco de laranja é um dos destaques da exportação do ...

Nova espécie de margarida é descoberta no ES e já está ameaçada de extinção

Pesquisadores do INMA e da UFG encontraram a planta em expedição científica nos ...

Novo empreendimento em Pedra azul une vinho e arte

Vive Le Vin. O nome já diz muito sobre o novo empreendimento da ...

Clones de conilon para cafeicultura de montanha é tema de novo vídeo no canal do Incaper no YouTube

Pesquisa é desenvolvida em lavouras no município de Alegre. O Instituto Capixaba de ...