Verão chegando ao fim: veja como ficará o clima no Brasil em março

O verão termina no próximo dia 20 de março. E para o mês que vai marcar final da estação mais quente do ano, as médias históricas de chuva deverá ter grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, de acordo com estimativas da Climatempo. Mas para a porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil, março é um mês de muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.

O fenômeno La Niña continua influenciando o Clima no Brasil em março. O oceano Atlântico na costa do Sudeste e do Sul já se aqueceu, o que inibe a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Anúncio

A porção do Atlântico na costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte está com temperatura menor do que o Atlântico Norte acima da linha do Equador. Isto vai afastar a ZCIT da costa norte do Nordeste, mas vai privilegiar o Amapá com mais chuva.

Anúncio

Destaques regionais

REGIÃO SUL – A tendência de dias com pouca chuva se mantém em março. Episódios de calor intenso ainda podem ocorrer e também alguns eventos de frio, com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina, mas sem risco para a agricultura.

REGIÃO SUDESTE – Não há expectativa de formação de outra Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas com a grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e muitas podem ser fortes.

Atenção para eventos de chuva volumosa no leste da Região, que inclui toda a faixa litorânea, o leste de SP e a Grande SP, todo o estado do RJ, todo o ES e áreas da Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce. Lembrando que todas estas áreas já estão com histórico de solo encharcado devido à chuva volumosa de dezembro até agora.

REGIÃO CENTRO-OESTE – Março será com sol, calor e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre quase todo o Centro-Oeste. Mas o clima seco e quente ainda vai predominar em MS. O nortão de MT terá chuva volumosa, por causa da influência de áreas de instabilidade que avançam do Norte do Brasil para a região.

REGIÃO NORDESTE – Março é um mês de muita chuva sobre o norte do Nordeste, mas este ano a temperatura do Atlântico, na costa norte da região, não estará favorável para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, vai faltar chuva para o norte da Região, onde estão MA, PI, CE, RN e PB.

REGIÃO NORTE – De forma geral, toda a região continua tendo pancadas de chuva regulares, principalmente à tarde e à noite, e muitas podem ser fortes. A ZCIT vai atuar com mais força sobre o norte da Região Norte neste mês de março. Isto vai fazer com que os estados do AP, RR, o norte do PA e do AM tenham mais chuva do que o normal.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...