Vindima celebra produção de uva, sucos e vinhos em Gramado

Foto: Divulgação

Texto: Texto: Ascom/Vindima e Julio Huber

Anúncio

Com a proposta de celebrar a colheita da uva e aproximar os produtores dos turistas, a 2ª Vindima em Gramado, no Rio Grande do Sul, vai transformar a praça das Etnias na Vila do Vinho. De 9 de fevereiro a 5 de março de 2023, o espaço vai receber decoração temática e cinco vinícolas locais: Seganfredo, Stopassola, Ravanello, Masotti e Arte Líquida. O local é ideal para apreciar os melhores vinhos e sucos produzidos pelas empresas gramadenses.

Anúncio

Em levantamento do site de viagens Booking.com, Gramado foi eleito o 2º destino nacional mais recomendado pelos brasileiros para tomar vinho durante as férias. Além de comercialização de vinhos, espumantes e sucos, a programação conta com apresentações artísticas de talentos locais nas sextas, sábados e domingos e workshops sobre vinhos em parceria com o Sebrae.

ROTA DO VINHO – A Vindima em Gramado também terá atrações em cada uma das vinícolas que compõem a Rota do Vinho. Visitação guiada, degustação, colheita e pisa das uvas fazem parte das atividades. No evento, o visitante pode vivenciar momentos de celebração e uma imersão na cultura e nas tradições de quem vive da produção da uva e do vinho.

Na Rota do Vinho, o público encontra desde vinhos coloniais até vinhos finos de altíssima qualidade, além de espumantes e sucos. Tudo é produzido em vinícolas familiares que passam a tradição de geração em geração. Para completar a experiência, os cenários são as paisagens deslumbrantes da área rural de Gramado.

TOUR DU VIN – A famosa vinícola Jolimont, que fica em Canela, município vizinho a Gramado, também está com uma programação especial nessa época. Além das visitas que acontecem o ano inteiro, para esse período é realizado o Pisa 2023, que este ano vai de 13 de janeiro a 19 de março, todos os dias da semana, das 9h30 as 11h30 e das 13h30 as 16h30.

O Pise nas Uvas acontece com o som de músicas regionais e muita diversão. Além disso, a visita contempla uma apresentação sobre a origem da tradição. É possível optar por realizar apenas a Pisa ou a Pisa acompanhada da visitação mais degustação. Ao final, o visitante receberá um registro do pé em material impresso.

Também é possível fazer o Tour du Vin, que é uma experiência imersiva no mundo dos vinhos. Trata-se de um passeio de enoturismo que vai proporcionar conhecer o dia a dia de uma vitivinícola da Serra Gaúcha. Ao final do passeio o visitante poderá degustar os produtos como vinhos, suco, espumante e cerveja. São oito produtos disponíveis para aguçar os sentidos e agradar o paladar.

Em Gramado, a Jolimont possui cinco lojas, para quem quiser conhecer e comprar seus produtos e também fazer degustação. Mais informações desses e de outros passeios em: www.vinhosjolimont.com.br.

PROGRAMAÇÃO NAS VINÍCOLAS DE GRAMADO

CASARÃO ZIO PIETRO – O Casarão Zio Pietro, que fica na localidade de Linha Nova, vai promover a “Il Passo Dell’Uva – A Pisa da Uva”. Com atividades de sexta-feira a segunda, os visitantes poderão participar da colheita e ter a experiência da pisa das uvas, além de desfrutar do Merendim, um lanche típico italiano servido em meio ao vinhedo. É necessário agendamento: (54) 99901.7729. Mais informações no Instagram: @casaraoziopietro.

VINÍCOLA RAVANELLO – Em sua programação para a Vindima em Gramado, a Ravanello, que fica no Km 28 de ERS-235, irá proporcionar uma experiência completa desde as videiras até o envase, passando pela recepção e seleção das uvas, prensagem, fermentação em tanques e barricas de carvalho francês. Na segunda parte, o visitante será direcionado para um local reservado e degustará cinco rótulos, acompanhando lascas de queijo e água (exclusivo para maiores de 18 anos). Com duas horas de duração, as visitas são destinadas para grupos. Ocorrem de segunda a sexta, às 10h e às 15h, e nos sábados, às 11h e às 15h30. Mais informações pelo telefone: (54) 99668-6400. Para visitar a loja e o jardim, não é necessário agendamento e não existem restrições para menores de 18 anos.

VINÍCOLA STOPASSOLA – Em sua bela área na Linha Carazal, a Vinícola Stopassola vai oferecer degustação sob as parreiras de quatro rótulos de vinhos e um suco, além de uma conversa com a anfitriã sobre uvas, vinhos e processos. As degustações são realizadas mediante agendamento, de terça a sábado, às 15h e às 17h. Mais informações: (54) 99979-5995.

MASOTTI SUCOS E VINHOS – Localizada no bairro Mato Queimado, a Vinícola Masotti vai promover a Visitação Wine Garden, que conta com a degustação de todos os produtos entre sucos, vinhos e espumantes. Ao todo, são 15 rótulos. A degustação acontece dentro da Adega de Vinho. Os netos do senhor Masotti contam a história da família e explicam como são feitos os seus produtos. Após a explanação com degustação, o visitante poderá desfrutar do espaço Wine Garden, onde é possível descansar em bancos, balanços e redes. As visitações ocorrem nas segundas-feiras, das 15h às 17h. É necessário agendamento. O espaço comporta 10 pessoas. Mais informações: (54) 99707-2222.

CASA SEGANFREDO – Para a programação Vindima 2023, as visitas na Casa Seganfredo, na Linha Belvedere, priorizarão a experiência no parreiral, iniciando o tour junto às videiras e seguindo para a cantina. Os visitantes podem provar as uvas de mesa diretamente do parreiral. A Seganfredo também oferece venda de vinhos para degustar nos recantos da propriedade, além de cestas de piquenique. Mais informações: (54) 99677-2255 e (51) 99966-0518.

VINÍCOLA BENVIC – Na BenVic, que fica na estrada da Linha Furna, serão oferecidos mediante agendamento o piquenique e a tábua de frios, harmonizados com sucos e vinhos da marca, além de visita no parreiral orgânico certificado. Mais informações pelo Whatsapp: (54) 99953-9102 ou no e-mail: [email protected].

ARTE LÍQUIDA – Para aproveitar o pôr do sol na belíssima Linha Nova, o projeto Arte Líquida vai promover as visitações nos finais de tarde, de quinta-feira a domingo, das 17h às 20h. Na experiência, ocorre a degustação de três vinhos da Arte Líquida, que é acompanhada por uma tábua de charcutaria, queijos e produtos coloniais da região. Tudo isso regado a uma boa conversa com o viticultor responsável pelo projeto, Cris Ribeiro. Mais informações: (53) 98122-4455.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...