Vindima celebra produção de uva, sucos e vinhos em Gramado

Foto: Divulgação

Texto: Texto: Ascom/Vindima e Julio Huber

Continua após o anúncio

Com a proposta de celebrar a colheita da uva e aproximar os produtores dos turistas, a 2ª Vindima em Gramado, no Rio Grande do Sul, vai transformar a praça das Etnias na Vila do Vinho. De 9 de fevereiro a 5 de março de 2023, o espaço vai receber decoração temática e cinco vinícolas locais: Seganfredo, Stopassola, Ravanello, Masotti e Arte Líquida. O local é ideal para apreciar os melhores vinhos e sucos produzidos pelas empresas gramadenses.

Em levantamento do site de viagens Booking.com, Gramado foi eleito o 2º destino nacional mais recomendado pelos brasileiros para tomar vinho durante as férias. Além de comercialização de vinhos, espumantes e sucos, a programação conta com apresentações artísticas de talentos locais nas sextas, sábados e domingos e workshops sobre vinhos em parceria com o Sebrae.

ROTA DO VINHO – A Vindima em Gramado também terá atrações em cada uma das vinícolas que compõem a Rota do Vinho. Visitação guiada, degustação, colheita e pisa das uvas fazem parte das atividades. No evento, o visitante pode vivenciar momentos de celebração e uma imersão na cultura e nas tradições de quem vive da produção da uva e do vinho.

Na Rota do Vinho, o público encontra desde vinhos coloniais até vinhos finos de altíssima qualidade, além de espumantes e sucos. Tudo é produzido em vinícolas familiares que passam a tradição de geração em geração. Para completar a experiência, os cenários são as paisagens deslumbrantes da área rural de Gramado.

TOUR DU VIN – A famosa vinícola Jolimont, que fica em Canela, município vizinho a Gramado, também está com uma programação especial nessa época. Além das visitas que acontecem o ano inteiro, para esse período é realizado o Pisa 2023, que este ano vai de 13 de janeiro a 19 de março, todos os dias da semana, das 9h30 as 11h30 e das 13h30 as 16h30.

O Pise nas Uvas acontece com o som de músicas regionais e muita diversão. Além disso, a visita contempla uma apresentação sobre a origem da tradição. É possível optar por realizar apenas a Pisa ou a Pisa acompanhada da visitação mais degustação. Ao final, o visitante receberá um registro do pé em material impresso.

Também é possível fazer o Tour du Vin, que é uma experiência imersiva no mundo dos vinhos. Trata-se de um passeio de enoturismo que vai proporcionar conhecer o dia a dia de uma vitivinícola da Serra Gaúcha. Ao final do passeio o visitante poderá degustar os produtos como vinhos, suco, espumante e cerveja. São oito produtos disponíveis para aguçar os sentidos e agradar o paladar.

Em Gramado, a Jolimont possui cinco lojas, para quem quiser conhecer e comprar seus produtos e também fazer degustação. Mais informações desses e de outros passeios em: www.vinhosjolimont.com.br.

PROGRAMAÇÃO NAS VINÍCOLAS DE GRAMADO

CASARÃO ZIO PIETRO – O Casarão Zio Pietro, que fica na localidade de Linha Nova, vai promover a “Il Passo Dell’Uva – A Pisa da Uva”. Com atividades de sexta-feira a segunda, os visitantes poderão participar da colheita e ter a experiência da pisa das uvas, além de desfrutar do Merendim, um lanche típico italiano servido em meio ao vinhedo. É necessário agendamento: (54) 99901.7729. Mais informações no Instagram: @casaraoziopietro.

VINÍCOLA RAVANELLO – Em sua programação para a Vindima em Gramado, a Ravanello, que fica no Km 28 de ERS-235, irá proporcionar uma experiência completa desde as videiras até o envase, passando pela recepção e seleção das uvas, prensagem, fermentação em tanques e barricas de carvalho francês. Na segunda parte, o visitante será direcionado para um local reservado e degustará cinco rótulos, acompanhando lascas de queijo e água (exclusivo para maiores de 18 anos). Com duas horas de duração, as visitas são destinadas para grupos. Ocorrem de segunda a sexta, às 10h e às 15h, e nos sábados, às 11h e às 15h30. Mais informações pelo telefone: (54) 99668-6400. Para visitar a loja e o jardim, não é necessário agendamento e não existem restrições para menores de 18 anos.

VINÍCOLA STOPASSOLA – Em sua bela área na Linha Carazal, a Vinícola Stopassola vai oferecer degustação sob as parreiras de quatro rótulos de vinhos e um suco, além de uma conversa com a anfitriã sobre uvas, vinhos e processos. As degustações são realizadas mediante agendamento, de terça a sábado, às 15h e às 17h. Mais informações: (54) 99979-5995.

MASOTTI SUCOS E VINHOS – Localizada no bairro Mato Queimado, a Vinícola Masotti vai promover a Visitação Wine Garden, que conta com a degustação de todos os produtos entre sucos, vinhos e espumantes. Ao todo, são 15 rótulos. A degustação acontece dentro da Adega de Vinho. Os netos do senhor Masotti contam a história da família e explicam como são feitos os seus produtos. Após a explanação com degustação, o visitante poderá desfrutar do espaço Wine Garden, onde é possível descansar em bancos, balanços e redes. As visitações ocorrem nas segundas-feiras, das 15h às 17h. É necessário agendamento. O espaço comporta 10 pessoas. Mais informações: (54) 99707-2222.

CASA SEGANFREDO – Para a programação Vindima 2023, as visitas na Casa Seganfredo, na Linha Belvedere, priorizarão a experiência no parreiral, iniciando o tour junto às videiras e seguindo para a cantina. Os visitantes podem provar as uvas de mesa diretamente do parreiral. A Seganfredo também oferece venda de vinhos para degustar nos recantos da propriedade, além de cestas de piquenique. Mais informações: (54) 99677-2255 e (51) 99966-0518.

VINÍCOLA BENVIC – Na BenVic, que fica na estrada da Linha Furna, serão oferecidos mediante agendamento o piquenique e a tábua de frios, harmonizados com sucos e vinhos da marca, além de visita no parreiral orgânico certificado. Mais informações pelo Whatsapp: (54) 99953-9102 ou no e-mail: [email protected].

ARTE LÍQUIDA – Para aproveitar o pôr do sol na belíssima Linha Nova, o projeto Arte Líquida vai promover as visitações nos finais de tarde, de quinta-feira a domingo, das 17h às 20h. Na experiência, ocorre a degustação de três vinhos da Arte Líquida, que é acompanhada por uma tábua de charcutaria, queijos e produtos coloniais da região. Tudo isso regado a uma boa conversa com o viticultor responsável pelo projeto, Cris Ribeiro. Mais informações: (53) 98122-4455.

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...