Vinho criado com inteligência artificial é atração na maior feira de vinhos da América Latina

Foto: Casa Tertúlia

Imagine degustar um vinho cuja fórmula foi sugerida por algoritmos de inteligência artificial. Essa cena digna de um enredo futurista já é realidade – e poderá ser vivida de perto na 5ª edição da Wine South America (WSA), que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS). O evento, o maior da América Latina voltado à vitivinicultura, promete unir tradição e tecnologia, apresentando ao público inovações que estão transformando a forma de produzir, vender e consumir vinhos no Brasil e no mundo.

Anúncio

Entre as mais curiosas atrações da feira está o IA Corte I, o primeiro vinho brasileiro desenvolvido com a ajuda de inteligência artificial. Criado pela Casa Tertúlia, vinícola localizada no Alto Uruguai gaúcho, o corte inédito foi elaborado a partir de análises físico-químicas e dados de avaliações internacionais. O objetivo? Ajustar os blends aos padrões mais premiados globalmente. Segundo o engenheiro Gabriel Hilgert, idealizador do projeto, a tecnologia não substitui o trabalho dos enólogos, mas amplia suas possibilidades. “A IA ajuda o enólogo a explorar novas combinações, sem perder a essência da vinificação tradicional”, explica.

Outra inovação que promete chamar atenção é a estreia da primeira vinícola urbana do Brasil. A Ruiz Gastaldo, sediada em Porto Alegre (RS), leva à feira sua proposta pioneira de produção em pequena escala — cerca de 4 mil garrafas por ano — com rótulos autorais, produzidos em plena capital. “As vinícolas urbanas são comuns nos Estados Unidos e Europa. Elas aproximam o consumidor do processo produtivo e despertam novos públicos para o universo do vinho”, diz o proprietário Eduardo Gastaldo.

Anúncio

TRADIÇÃO COM EXCELÊNCIA – Mas não só de tecnologia vive a Wine South America. A edição de 2025 também reserva espaço para os ícones do setor vitivinícola nacional. A Casa Valduga apresentará dois rótulos exclusivos: o espumante Maria Valduga Nature, maturado por cinco anos em cave e eleito o melhor do Brasil pelo Guia Descorchados 2025, e o Praeteritum, um tinto nobre meio seco com Merlot e Marselan. Os dois poderão ser degustados com exclusividade durante a feira, antes mesmo de chegarem ao mercado.

Além dos vinhos, o público poderá assistir ao documentário “A voz de quem faz”, que celebra os 150 anos da imigração da Famiglia Valduga e retrata a trajetória da vinícola desde sua chegada ao Brasil até sua consolidação como uma das mais respeitadas do país.

INOVAÇÃO EM TODA A CADEIA – As inovações da WSA não se limitam à bebida. A feira também apresentará soluções criativas em toda a cadeia vitivinícola. Um exemplo é a Cobucci Cosméticos, que transforma cascas e sementes de uva em produtos de alta performance para a indústria de beleza. “Queremos manter a essência natural da uva e usá-la em cosméticos de excelência”, explica a dermatologista Margaritha Cobucci.

Outro destaque é o projeto Hacka Vitis, uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que estimula estudantes a desenvolverem soluções para os desafios do setor. A ideia vencedora será incubada e poderá ganhar o mercado nos meses seguintes.

UM BRINDE AO FUTURO – Com expectativa de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios, a Wine South America deve reunir mais de 400 marcas nacionais e internacionais e duas mil reuniões comerciais. A feira reforça o protagonismo da Serra Gaúcha, que concentra grande parte da produção vitivinícola do país e abriga denominações de origem importantes como Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira.

Ao unir inovação, tradição e sustentabilidade, a Wine South America 2025 promete mostrar que o futuro do vinho já está servido — e é mais criativo, tecnológico e acessível do que nunca.

SERVIÇO

📍 Wine South America 2025

📅 6 a 8 de maio de 2025

📍 Bento Gonçalves (RS)

Fonte: Apura Conteúdo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...