Vinho mineiro se consagra como melhor tinto brasileiro no Guia Descorchados 2025

Foto: Divulgação

Da Serra da Canastra para o topo do cenário vitivinícola nacional: o vinho Sacramentos Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 foi eleito o Melhor Tinto Brasileiro pelo renomado Guia Descorchados 2025. Essa é a terceira vez, em apenas quatro safras, que o rótulo conquista esse título, reafirmando a excelência dos vinhos produzidos em Minas Gerais.

Anúncio

Elaborado pela Sacramentos Vinifer, o Sabina Syrah é fruto de um terroir até então improvável para a produção de uvas finas. A vinícola, que plantou suas primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc, em 2018, no Vinhedo São Miguel, na cidade de Sacramento (MG), rapidamente se consolidou entre os grandes nomes da nova viticultura brasileira.

Desde sua primeira safra, em 2021, o rótulo vem acumulando prêmios e elevando o patamar do vinho nacional. Logo de estreia, conquistou uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022, o mais prestigiado concurso do setor, além de obter a maior pontuação de um vinho brasileiro no Descorchados 2022. No ano seguinte, repetiu o feito e foi eleito o Melhor Tinto pela publicação.

Anúncio

O uruguaio Alejndro Cardozo identificou características únicas em parcelas do vinhedo

O recém-premiado Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 representa uma evolução dentro da vinícola. O enólogo-chefe da Sacramentos Vinifer, o uruguaio Alejandro Cardozo – duas vezes eleito Melhor Enólogo do Ano pelo Guia Descorchados –, identificou nuances distintas no solo de algumas parcelas do vinhedo. A partir de um estudo minucioso das uvas, nasceu essa seleção especial de Syrah, que destaca uma nova e expressiva faceta do terroir brasileiro.

“Essa particularidade do nosso vinhedo nos revelou uma nova identidade da Syrah em Minas Gerais. Com talento e sensibilidade, Alejandro nos guiou na criação de um vinho singular, que marca um novo capítulo para a Sacramentos e para o mercado nacional”, afirma Jorgito Donadelli, cofundador da vinícola.

O nome do vinho foi uma homenagem de Jorge Doadelli à sua mãe

A história do rótulo também é carregada de significado. Nomeado em homenagem à matriarca da família, Sabina, de origem calabresa, o vinho remete à tradição e ao afeto. A lembrança de Sabina apreciando seu vinho ao lado do fogão a lenha inspirou o filho, Jorge Donadelli, pai de Jorgito, a resgatar esse legado e dar continuidade à paixão familiar pela viticultura.

Fonte: CH2A Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...