Vinho mineiro se consagra como melhor tinto brasileiro no Guia Descorchados 2025

Foto: Divulgação

Da Serra da Canastra para o topo do cenário vitivinícola nacional: o vinho Sacramentos Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 foi eleito o Melhor Tinto Brasileiro pelo renomado Guia Descorchados 2025. Essa é a terceira vez, em apenas quatro safras, que o rótulo conquista esse título, reafirmando a excelência dos vinhos produzidos em Minas Gerais.

Anúncio

Elaborado pela Sacramentos Vinifer, o Sabina Syrah é fruto de um terroir até então improvável para a produção de uvas finas. A vinícola, que plantou suas primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc, em 2018, no Vinhedo São Miguel, na cidade de Sacramento (MG), rapidamente se consolidou entre os grandes nomes da nova viticultura brasileira.

Desde sua primeira safra, em 2021, o rótulo vem acumulando prêmios e elevando o patamar do vinho nacional. Logo de estreia, conquistou uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022, o mais prestigiado concurso do setor, além de obter a maior pontuação de um vinho brasileiro no Descorchados 2022. No ano seguinte, repetiu o feito e foi eleito o Melhor Tinto pela publicação.

Anúncio

O uruguaio Alejndro Cardozo identificou características únicas em parcelas do vinhedo

O recém-premiado Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 representa uma evolução dentro da vinícola. O enólogo-chefe da Sacramentos Vinifer, o uruguaio Alejandro Cardozo – duas vezes eleito Melhor Enólogo do Ano pelo Guia Descorchados –, identificou nuances distintas no solo de algumas parcelas do vinhedo. A partir de um estudo minucioso das uvas, nasceu essa seleção especial de Syrah, que destaca uma nova e expressiva faceta do terroir brasileiro.

“Essa particularidade do nosso vinhedo nos revelou uma nova identidade da Syrah em Minas Gerais. Com talento e sensibilidade, Alejandro nos guiou na criação de um vinho singular, que marca um novo capítulo para a Sacramentos e para o mercado nacional”, afirma Jorgito Donadelli, cofundador da vinícola.

O nome do vinho foi uma homenagem de Jorge Doadelli à sua mãe

A história do rótulo também é carregada de significado. Nomeado em homenagem à matriarca da família, Sabina, de origem calabresa, o vinho remete à tradição e ao afeto. A lembrança de Sabina apreciando seu vinho ao lado do fogão a lenha inspirou o filho, Jorge Donadelli, pai de Jorgito, a resgatar esse legado e dar continuidade à paixão familiar pela viticultura.

Fonte: CH2A Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...