Vinícola pernambucana conquista oito medalhas em concurso que premia os melhores vinhos da América Latina

Foto: Divultação

Recentemente foi divulgada a lista dos vinhos premiados no concurso Best Wines BW 2023. O objetivo do evento é premiar os melhores vinhos comercializados no Cone Sul. O júri do concurso é formado por um time de especialistas da Argentina, Chile e Brasil, onde os vinhos são provados em grupos de até 10 amostras da mesma categoria, totalmente às cegas para não influenciar na decisão dos jurados.

As avaliações aconteceram em São Paulo (Brasil), Mendonza (Argentina) e Santiago (Chile). Cada jurado pontua uma amostra (entre 0 e 100) em uma ficha eletrônica individual que inclui impressões sensoriais, em que a média é a pontuação BW. Outro diferencial do concurso é que cada vinícola premiada recebeu um selo que pode ser utilizado em catálogos ou garrafas acompanhado de um QR Code, que mostra curiosidades sobre o produto e outras informações.

Diversas vinícolas que fazem parte do Cone Sul foram premiadas, sendo que dentre todas as amostras provadas no concurso, foram escolhidos os vinhos considerados Boa Compra, que receberam pontuação entre 89 e 91 BW. Das empresas contempladas nessa categoria está a pernambucana Rio Sol.

Localizada no Vale do São Francisco, a Rio Sol teve oito vinhos premiados. Desses oito, três foram espumantes, incluindo o Rio Sol Espumante Moscatel, que já foi premiado com medalha de ouro no Concurso Nacional Espumante Brasileiro. O Rio Sol Branco Chenin Blanc Viognier e o Rio Sol Tempranillo também foram premiados no Best Wines BW desse ano. Três tintos secos que fazem parte do portfólio da vinícola também foram medalhados: o Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional, o Rio Sol Gran Reserva 8 e o Rio Sol Reserva, que já conquistou medalha de grande ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2014.

Desses oito vinhos, sete também foram premiados na categoria Boa Compra. “Cada vez mais a América Latina vem ganhando destaque por conta da qualidade de seus vinhos, então é importante que tenha uma premiação para prestigiar os melhores vinhos de cada um desses países para que os consumidores consigam ter conhecimento da qualidade e do nível dos produtos que eles estão consumindo”, afirma Ricardo Henriques, diretor técnico da Rio Sol.

No mercado desde 2003, a Rio Sol completa 20 anos em 2023. O projeto idealizado pela Vitivinícola Santa Maria, localizada em Lagoa Grande, Pernambuco, e pela vinícola Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, conseguiu se consolidar rapidamente no mercado graças ao seu sabor único, resultado do clima semiárido de Pernambuco e as características únicas das vinhas portuguesas. Atualmente a Rio Sol possui em seu portfólio mais de 20 produtos, que vão desde espumantes de vários tipos até suco de uva tinto integral.

Fonte: Notícia Expressa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...