Virada de mês promete precipitações intensas em áreas do agro

Entendido! Vou reescrever com uma abordagem totalmente nova. Segue o texto:

O verão brasileiro traz um fenômeno que transforma o clima em grande parte do país: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Entre os últimos dias de janeiro e o início de fevereiro, esse sistema atmosférico promete trazer chuvas intensas e contínuas, especialmente para regiões agrícolas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Anúncio

É o momento em que o céu se carrega de nuvens pesadas, levando alívio para algumas áreas e desafios para outras. A Climatempo destaca que as chuvas previstas devem alcançar volumes expressivos, exigindo atenção dos produtores e moradores das regiões afetadas.

Fique por dentro das atualizações sobre o impacto da ZCAS e prepare-se para o que vem por aí!

Anúncio

Uma extensa área de nuvens carregadas cobre parte do país, trazendo potencial para chuvas intensas e volumes elevados. As regiões mais afetadas incluem São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, centro-norte de Mato Grosso do Sul e Tocantins. O alerta é importante: em áreas destacadas no mapa, os acumulados podem superar os 100 milímetros, enquanto algumas localidades no sul de Minas Gerais podem registrar entre 200 e 300 milímetros de chuva.

As chuvas continuam a impactar as atividades no campo, interrompendo a colheita de soja e milho da primeira safra, além de afetar o desenvolvimento da soja plantada mais tarde e o avanço do plantio do milho da segunda safra. No caso do café em Minas Gerais, os altos volumes de precipitação podem ir além de suspender os cuidados culturais nas propriedades, provocando alagamentos em algumas localidades e dificultando a mobilidade nas estradas rurais.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Metais tóxicos são encontrados em cacau, banana e mandioca no estuário do Rio Doce, aponta estudo

Foto: Angelo Bernardino/Ufes Um estudo científico identificou níveis elevados de elementos potencialmente tóxicos ...

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

Foto: Freepik Vitória encerrou o mês de novembro de 2025 com um dos ...

Agro sustenta crescimento da economia em 2025, mas riscos fiscais, climáticos e externos preocupam 2026

O desempenho do agronegócio foi decisivo para a sustentação dos principais indicadores da ...

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

A formação e o avanço de um novo ciclone extratropical entre esta segunda-feira ...

China Park se torna o primeiro resort do Espírito Santo e coloca o estado no mapa nacional do turismo de resorts

O Espírito Santo entra, de forma oficial, no seleto grupo de destinos brasileiros ...