Você conhece a técnica do gotejamento enterrado?

Os agricultores estão sempre em busca de soluções inovadoras para garantir a produtividade e a sustentabilidade de suas colheitas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, o gotejamento enterrado, também conhecido como gotejamento subterrâneo, tem se tornado uma excelente opção para os produtores rurais.

A nova técnica se adapta aos diferentes tipos de terrenos e solos, e é uma solução para quem já sente a necessidade de proteger as mangueiras e outros equipamentos usados nesses equipamentos.

Anúncio

Para o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, com o gotejamento enterrado muitos dos equipamentos que antes ficavam expostos agora não correm mais o risco de danificação. “Nesta nova técnica os problemas mecânicos são bem menores, já que a ocorrência de acidentes provocada por cortes e avarias é praticamente nula”, orienta o diretor.

Anúncio

FLEXIBILIDADE – O gotejamento enterrado também pode ser utilizado em diversas aplicações, como:

  • 1-    Frutas;
  • 2-    Grãos;
  • 3-    E culturas perenes, como plantação de café e cana-de-açúcar.

Para o gerente de produção do grupo A4 Agrícola e Pecuária, Jean Romagna, que acompanhou de perto a primeira experiência desta nova tecnologia com o plantio de café conilon, afirma que o resultado foi positivo. “Acredito que esta técnica já é uma ferramenta para enfrentar os desafios da agricultura no futuro. No cultivo do café conilon, por exemplo, o enterrio das mangueiras anulou completamente os acidentes com ferramentas, roedores e outros animais silvestres. O uso de emendas foi zero durante todo o ciclo de avaliação”.

OUTRAS VANTAGENS – A implementação desse sistema oferece outras vantagens, como redução da necessidade de mão de obra na manutenção e principalmente a adequação do sistema de irrigação para uma colheita mecanizada. Pois os equipamentos e as práticas envolvidas nesse processo, não são compatíveis com os sistemas convencionais.

Segundo Abel Fonseca, engenheiro agrícola e gerente comercial da Hydra Irrigações, a definição de práticas ideias é crucial para o funcionamento do gotejamento enterrado. “Definir os protocolos, como profundidade e distância, uniformidade, pressão e todas as características que influenciam na definição dos melhores procedimentos a serem seguidos é o que faz com que a implementação desse sistema seja de sucesso. Por isso, o acompanhamento de um engenheiro agrônomo ou agrícola é de extrema importância para garantir a efetividade do gotejamento enterrado”, conclui Fonseca.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...