Você Sabia? Bauernmalerei é Patrimônio de Domingos Martins

O Bauernmalerei, arte tipicamente germânica resgatada e produzida por artesãos martinenses, é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Domingos Martins, por meio da Lei Municipal nº 2.826/2017.

A arte teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas. É característica do Bauernmalerei a utilização de cores alegres, pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias, retratando principalmente elementos do campo, como flores e pássaros.

Anúncio

Importante ferramenta para preservação dos traços e valores culturais, o artesanato é uma identificação cultural que representa um povo e Domingos Martins é pioneiro no trabalho para o fortalecimento da arte Bauernmalerei. Os trabalhos para o resgate desta arte tiveram início em 2012, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Campinho.

Anúncio

Após pesquisas teóricas e capacitação de artesãos, o Bauernmalerei ganhou força e se consolidou definitivamente como o artesanato típico martinense. Em 2016, foi reconhecido pela Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) como artesanato oficial de Domingos Martins.

Também desde 2016 Prefeitura de Domingos Martins disponibiliza um espaço para que os artistas martinenses tenham ter um local onde expor e comercializar suas criações. Desde então, o Espaço Bauernmalerei se tornou ponto certo para turistas.

O local é anexo à Casa da Cultura e reúne centenas de peças que trazem muitas cores e elementos do campo, como flores e pássaros. São chaveiros, quadros, sousplat, bandejas, oratórios, quadros, vasos, garrafas, entre muitos outros artigos de decoração. O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...