XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim serão 100% on-line e gratuitos

Um evento 100% on-line e com inscrições gratuitas. Este será o novo formato do XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim, principal evento brasileiro sobre a cultura e referência na América Latina, promovido pelos diversos segmentos da cadeia produtiva.

Em vez de adiar a iniciativa até a flexibilização das orientações de distanciamento social, devido à Covid-19, a Comissão Organizadora optou pela realização em plataformas digitais. Entre os palestrantes, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos e as mais recentes pesquisas do setor, com temas para atender o produtor em seus desafios diários. A semana, portanto, será um divisor de águas para a tomada de decisão sobre o novo ciclo da cultura, que tem início com o plantio, em setembro.

As inscrições gratuitas e com certificados emitidos pela FCAV/Unesp-Jaboticabal estão sendo possíveis devido às parcerias. “O aporte dos patrocinadores foi fundamental para o acesso gratuito. São palestrantes reconhecidos no Brasil e exterior, que vão trazer aspectos práticos para as decisões no campo. Isto é essencial para a cadeia produtiva do amendoim e estreita os laços entre a área acadêmica e o produtor rural”, explicou Sérgio de Souza Nakagi, presidente da Comissão Organizadora.

PALESTRAS E DIA DE CAMPO – Ao todo, serão 15 palestras, abordando temas como: manejo de solos, pragas, doenças, ervas daninhas, meiosi, mitosi, melhoramento genético, situação das viroses e inovações em mecanização.

“Este é um encontro que acontece há 17 anos e é referência na América do Sul. Nós nos adaptamos às condições deste período e vamos manter este fórum de discussão vivo”, afirma o Prof. Dr. Pedro Luiz da Costa Aguiar Alves, da FCAV/Unesp, coordenador do encontro técnico-científico. Ele fala ainda da expectativa para o retorno do público no próximo ano. “Quanto à parte gastronômica e cultural da feira, há adaptações, mas esperamos que no ano que vem, ela tenha o mesmo formato da primeira edição, quando reunimos um grande público de todo o interior do Estado”, concluiu.

Os produtores também aguardam os resultados das áreas experimentais das empresas parceiras. “Mesmo com a situação de pandemia, a comissão tomou a decisão de não parar com o planejamento, e a condução da cultura em campo manteve-se a todo vapor. Convidamos produtores, técnicos, estudantes e profissionais de Ciências Agrárias para prestigiar o evento e participar do Dia de Campo Virtual. Será apresentado o resultado do manejo agronômico na cultura do amendoim irrigado via pivô central”, informou o Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, coordenador do Dia de Campo.

MESA REDONDA – A programação conta ainda com uma mesa redonda no encerramento, com especialistas e representantes de entidades que vão abordar os cenários para o setor no pós-pandemia. Culinária – Para garantir a degustação de amendoim, entidades assistenciais do município irão preparar pratos doces e salgados para delivery ou drive thru. E para o público de outras regiões do Brasil, haverá receitas à base de amendoim com chef de cozinha e dicas para fazer em casa.

Últimas notícias

Cebola e batata ficam mais baratas nas principais Ceasas

A cebola registrou queda nos preços no atacado em todas as Centrais de ...

Famílias de Alegre são beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário

Com a aquisição da terra pelo PNCF, comunidade dobra de tamanho e a ...

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Uma frente fria avança pelo mar e nesta sexta-feira chega ao litoral de São ...

Pesquisa inovadora busca o controle biológico de principal praga da cana-de-açúcar

Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desenvolve produto inédito e ...

Inscrições abertas para prêmio de qualidade de café arábica do Espírito Santo

Julio Huber O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições ...