Leilão de produtos agropecuários a terceiros da Conab garante segurança e menor custo

Comprar, vender ou trocar produtos e insumos do setor agropecuário por meio de leilões para terceiros, serviço oferecido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é mais seguro, tem menor custo e prazo compatível com o mercado. Este serviço está disponível há mais de duas décadas, mas neste ano a Conab entrou mais ativamente no mercado, após a atualização do regulamento para comercialização de produtos para terceiros.

A Conab oferece o serviço de comercialização tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada. Há negociação de produtos no âmbito dos órgãos públicos, que fazem acordos de cooperação para execução dos leilões, e para produtores rurais, que podem ofertar seus produtos ou adquirir insumos e produtos por meio do sistema de comercialização eletrônica.

Anúncio

O novo regulamento, aprovado em dezembro de 2019, estabelece que, se uma das partes não cumprir as regras do leilão, incluindo não pagamento da compra e não entrega do produto nas condições estabelecidas, será multada pela Conab no valor de 5% da operação, terá o nome incluído no cadastro de inadimplentes do governo federal e ficará impedida de participar de outros certames promovidos pela Companhia. “Isso é uma garantia para quem compra e para quem vende”, afirma Elias Carvalho de Camargos, gerente de Comercialização de Estoques da Conab.

Anúncio

O sistema de leilões da Companhia é virtual e oferece capilaridade de mercado em todo o território nacional, com capacidade para alavancar as negociações de produtos e insumos do setor agropecuário, levando em consideração a lei da oferta e da procura. O serviço da Conab também não tem custo para lançamento dos editais.

CAFÉ E RAÇÃO – A Conab realizou neste ano leilões para o Ministério da Justiça e para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conseguindo êxito nessas operações. No caso da Embrapa, a ação da Companhia resultou em um ganho médio de 52,2% em relação ao inicialmente ofertado pelos lotes de café.

Para o Ministério da Justiça, a Companhia promoveu o leilão de aproximadamente 29,8 toneladas de ração para cães e gatos de diversas marcas. O produto foi apreendido por forças policiais no Acre.

Nos últimos três anos, o sistema eletrônico de comercialização da Conab foi utilizado por terceiros que negociaram cerca de 6,4 mil toneladas de produtos, proporcionado um ganho superior a R$ 411 mil. Foram ofertados produtos como milho, café, soja, trigo e sorgo. No ano passado, o café obteve um ganho médio de 196% de ágio.

Interessados em conhecer os leilões para terceiros podem acessar o regulamento ou entrar em contato com a Gerência de Comercialização de Estoques pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (61) 3312.6057 ou ainda procurar a superintendência regional da Companhia no estado.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Porto no Norte do país é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

Foto: Divulgação DCIM\100MEDIA\DJI_0180.JPG O porto de Santos não é a principal escolha dos ...

Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Fotos: Renan Donato/Findes Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona, mais conhecido como Paulo Baraona, ...

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Foto: Divulgação O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos ...

Proprietários rurais no Brasil aumentam renda com locação de usina solar

Fonte: Julio Huber Proprietários de terras do Brasil podem transformar um problema em ...

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...