Morre Herbert Bartz, o pioneiro do plantio direto

Foto: reprodução Video TV IAPAR

Pioneiro do Sistema Plantio Direto na América Latina, Herbert Bartz morreu nesta madrugada. Ele estava internado na Santa Casa de Arapongas, cidade vizinha de Rolândia, no Paraná, onde viveu boa parte da vida e fez os primeiros plantios sem “preparar o solo” no início da década de 1970. A morte ocorreu por pneumonia e falência múltipla dos órgãos.

Anúncio

Bartz nasceu em 14 de fevereiro de 1937, no município de Rio do Sul, em Santa Catarina. Foi um entusiasta da agricultura conservacionista, talvez o maior de todos. Até seus últimos dias trabalhou para que homens e mulheres entendam a importância de um excelente manejo, de cuidar do solo.

Não fosse por ele, é certo que o Brasil teria perdido muitos milhões de toneladas de terra para a erosão, com a prática que era corrente de arar e gradear o solo, até que o “alemão louco”, como o chamavam, começou a plantar sobre a palhada da cultura anterior.

Anúncio

Herbert Bartz deixa a esposa Luiza, o filho Johann, a filha Marie e netos. O jornalista Wilhan Santin escreveu a biografia de Herbert Bartz, idealizada pela filha dele, a bióloga Marie Bartz. Um resumo do legado de Bartz pode ser lido clicando aqui. A segunda parte está disponível clicando aqui.

O jornalista Bruno Faustino, da Revista Negócio Rural, também conheceu o pioneiro no plantio direto. Abaixo é possível assistir, no Programa AgroCultura, da TV Cultura, a reportagem feita por Faustino com Bartz.

Fonte: Wilhan Santin/BemContado

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...

Brasil e China firmam cooperação tecnológica para pesquisa e produção de leite de jumentas

Foto: Divulgação Brasil e China avançam em uma nova frente de cooperação científica ...

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...