Parceria entre Sebrae e Apex-Brasil visa promover as exportações de pequenos negócios brasileiros

O Sebrae e a Apex-Brasil assinam, nesta quarta-feira (10), um acordo de cooperação para ampliar a internacionalização dos pequenos negócios brasileiros. A parceria vai contribuir com a geração de inteligência de mercado para subsidiar ações de promoção comercial com foco nas micro e pequenas empresas; desenvolver ações de sensibilização e difusão da cultura exportadora e promover as Indicações Geográficas brasileiras no exterior, entre outras iniciativas. O acordo será firmado entre os presidentes das duas instituições: Carlos Melles, do Sebrae, e Sergio Segovia, da Apex-Brasil.

Segundo Melles, a expectativa é atender, neste momento, 300 empresas, sendo 100 delas com perfil de exportadoras internacionalizadas até 2021. “Atualmente, das 25 mil empresas do país que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte. Apesar dessa participação significativa, as micro e pequenas empresas exportadoras são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados. Nós queremos, com essa parceria com a Apex-Brasil, converter no mínimo 20% dessas empresas participantes do projeto em exportadoras, no prazo de três anos”, comenta o presidente do Sebrae.

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“Mais de 14 mil empresas foram apoiadas pela Apex-Brasil em 2020”, ressalta o Presidente da Agência, Sergio Segovia. “Com elas, englobamos 32% da exportação total do Brasil, ou seja, mais de US$ 66 bilhões. Por meio de nossas ações de qualificação e nossa geração de inteligência de mercado, para subsidiar os empresários brasileiros, esperamos ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas do país no mercado internacional. Nossa parceria com o Sebrae vai reforçar esse trabalho, por meio da cooperação e do desenvolvimento de ações conjuntas de sensibilização e de difusão da cultura exportadora”.

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Um dos pontos altos da parceria será a atenção dedicada às Indicações Geográficas brasileiras. A parceria vai realizar um amplo trabalho de sensibilização, mobilização, preparação, capacitação, consultoria, mentoria e assessoria para internacionalização de empresas e territórios. “Vamos promover as Indicações Geográficas brasileiras no exterior, com um trabalho de posicionamento e valorização de marca desses territórios, identificando potenciais mercados para esses pequenos produtores”, destaca Carlos Melles.

Fonte: Sebrae

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