Sebrae e MMA firmam parceria para apoiar pequenos negócios na área de serviços ambientais

Iniciativa inclui os empreendedores no âmbito do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais Floresta +

O Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram um acordo técnico de cooperação que vai permitir que micro e pequenas empresas, bem como microempreendedores individuais (MEI), sejam preparados para atuar na área de serviços ambientais. A parceria faz parte do lançamento do Programa Floresta + Empreendedor, no âmbito do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais Floresta +, que foi lançado pelo governo federal em meados do ano passado.  

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, que ocorreu de forma híbrida, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, destacou a importância da participação do Sebrae na parceria. “A capilaridade e o know-how do Sebrae é uma espécie de garantia. O fato de ter o Sebrae como parceiro traz um grau de credibilidade e tangibilidade muito grande para as ações. O Brasil precisa de empreendedorismo em todas as hipóteses, inclusive no tema ambiental”, analisou.  

Anúncio

Os serviços ambientais são um conjunto de atividades como vigilância, monitoramento e proteção ambiental, como combate a incêndios e restauração de vegetação nativa, que proporcionam benefícios ambientais relevantes, resultando em melhoria para conservação ou proteção de vegetação nativa dos biomas brasileiros. 

Anúncio

Um exemplo dado pelo secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, Joaquim Pereira Leite, é a necessidade de mão de obra para reformar os 14 milhões de fogões a lenha que existem no país, principalmente no Cerrado e na Caatinga. Segundo ele, já existe uma nova tecnologia que permite reformar um fogão a lenha com 50% a menos de lenha nativa, gerando crédito de carbono. “A ideia é que um MEI faça essa atividade e seja remunerado por isso. Além da reforma também haverá a redução de emissão de gases de efeito estufa”, explicou.  

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, que participou virtualmente do evento, a iniciativa vai trazer ganhos importantes para todos. “Estamos dando um passo muito sustentável na preservação do meio ambiente com uma parceria em que todos ganham. São ações práticas que preservam o meio ambiente em um jogo de ganha-ganha. Por um lado, ganham as empresas que querem contribuir no aspecto socioambiental e econômico e, por outro, também ganhamos ao apoiar os principais projetos do governo”, ressaltou.  

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, que também participou da cerimônia destacou que a parceria torna mais tangível e comunicável a relevância da atividade econômica dos serviços ambientais. “Um trabalho como esse permite uma mudança na matriz de valor das pessoas porque na prática as pessoas vão enxergar o valor do meio ambiente e vão ser mais conscientes”, declarou.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Setor de fretes do agronegócio brasileiro cresce 21%

Foto: Freepik O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento ...

Mais de 100 pilotos disputam campeonato de voo livre no interior do Espírito Santo

Fotos: Divulgação Alfredo Chaves, na Região Serrana do Espírito Santo, receberá um dos ...

Eleitas as melhores vacas matrizes e para frigorífico durante Expozebu

Foto: ABCZ Na manhã de hoje (1º) foram realizados os julgamentos dos campeonatos ...

Participação brasileira em feira de cafés especiais pode gerar US$ 65 milhões em negócios

A participação do Brasil na Specialty Coffee Expo 2024, principal evento do segmento ...

Encontro de horticultura será realizado em junho em Holambra (SP) e deve movimentar R$ 450 milhões

Alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, melhor qualidade, maior produtividade no campo, ...