Confira o prato vencedor da ação ‘Receita da Minha Terra’

Em agosto, foi divulgado no site e perfil no Instagram do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a ação ‘Receita da Minha Terra’, com o intuito de ressaltar receitas tradicionais da agricultura familiar de diferentes regiões do Estado.

Esta ação é realizada no contexto das diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional e dentro da esfera de Educação Alimentar e Nutricional.

Anúncio

A publicação do vídeo com a receita vencedora é uma homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado este mês, mais especificamente dia 16. A data foi criada em 1945, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e este ano teve o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás”

O nome “Receita da Minha Terra” faz referência aos ingredientes produzidos pelos agricultores, bem como à região do prato. A campanha contou com a mobilização de profissionais do Incaper de diversos escritórios no Estado.

Anúncio

No perfil do Incaper no Instagram, foi realizada uma votação para o público escolher a receita mais atrativa. Ao final da divulgação e das votações, um vídeo é produzido com a receita que obteve mais votos.

VENCEDORA – A agricultora familiar Rovênia Gomes e seu marido produzem banana e café na comunidade Monte Alegre, em Rio Novo do Sul. Além de agricultora, ela se formou em Gastronomia por gostar de cozinhar e de ensinar outras agricultoras a aproveitarem alimentos disponíveis na região. Promovida pela Prefeitura Rio Novo do Sul e Incaper, a 1ª Festa da Palmeira Juçara despertou o interesse em Rovênia para criar a receita vencedora: filé de tilápia ao molho de juçara com purê de mandioca.

“Capital estadual da juçara”, o município está apoiando e incentivando o plantio, cultivo, produção e industrialização dos frutos da Juçara que, além de incrementar a economia do município, contribui para a preservação da Mata Atlântica. Rovênia Gomes e seu marido são assistidos pela extensionista rural Hanny Slany, do Incaper de Rio Novo do Sul.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportações brasileiras de manga crescem 71% em sete anos

Foto: Freepik As exportações brasileiras de manga cresceram 71% entre 2018 e 2025, ...

Plantio da safra 2026/27 avança no Centro-Sul com milho e soja

Foto: Freepik O plantio da safra 2026/27 começou a avançar no Centro-Sul do ...

Conab poderá usar R$ 500 milhões para recompor estoques públicos de arroz

Foto: Freepik A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá realizar leilões para comprar ...

Tomate paulista amplia área plantada, mas colheita recua na safra de inverno

Foto: Freepik A produção de tomate em São Paulo encerrou a safra de ...

Projeto da Ufes busca ampliar renda de pequenos produtores de suínos no Caparaó

Foto: Acervo do projeto Projeto de extensão desenvolvido em Alegre utiliza genética selecionada ...