Agroindústria de ovos caipiras produzidos em Linhares conquista registro

Os ovos caipiras produzidos na localidade de Quartel de Cima, no interior de Linhares, estão prontos para conquistar o mercado consumidor. É que a agroindústria Ovos Caipira da Nona foi a primeira neste segmento regularizada no registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da prefeitura de Linhares. A empreendedora Clenir Aparecida Zeniboni entregou 30 dúzias para o Supermercado Grassi, na última sexta-feira (21), firmando parceria para atendê-lo três vezes por semana.

O certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares garante a comercialização de produtos de origem animal dentro do território linharense, atestando a qualidade higiênico-sanitária.

Anúncio

Clenir era lojista de roupas de noivas em Vitória. Em 2017, se mudou e teve a ideia de começar a vender ovos caipira. Hoje, possui em média 720 aves e a previsão é chegar a 3 mil em 2024. A produção diária gira em torno de 650 ovos, comercializados, principalmente, nas feiras livres e entrega em domicílio, além de atender consumidores como o Jocelino Luiz Mantovani que vai até o empreendimento.

Anúncio

“Vou ao supermercado, mas os ovos caipira eu compro aqui, porque sei que o produto é muito bom. Sou cliente desde que começaram a produzir. Vejo que o ovo tem um sabor melhor do que aquele que compramos na rua. Todos da região vêm comprar direto aqui”, comentou.

Clenir começou sua produção com 50 aves, mas não teve sucesso. Foi aí que percebeu que precisava de orientação, indo até a prefeitura, já que estava decidida que queria investir no segmento da agroindústria.

“Em 2026, quero ser uma das maiores produtoras do estado de ovos caipira. Foi muito desafiador para mim, mas é gratificante saber desse sonho realizado e que nada é impossível quando se tem foco. Minha maior satisfação é saber que atendo meu cliente e ele sabe de onde vem os ovos, conhece a maneira que cuido das aves e personaliza o atendimento para cada cliente, quando solicitado”, falou.

Até chegar o produto ao consumidor é feito um trabalho minucioso e com cuidado para garantia de um produto de qualidade. Após a coleta dos ovos nos dois galpões (mais um está em construção) onde são criadas as aves, no entreposto é feita a classificação por tamanhos e a ovoscopia, método que usa uma fonte de luz brilhante nos ovos para mostrar detalhes através das cascas, identificando, como exemplo, trincos que pode comprometer a qualidade do ovo, mas, se identificado o produto é descartado. Na sequência, é feita a embalagem com o selo do registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.).

DO ZERO – A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Luiza Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela Durão, comentou que a primeira iniciativa da prefeitura de Linhares foi levar a proprietária a Santa Maria de Jetibá, município que é o maior produtor de ovos do Brasil e o maior polo avícola capixaba, para visitas técnicas à Granja Avícola e ao Entreposto de Ovos. Depois começou a movimentação para instalar o empreendimento.

“Auxiliamos desde a parte estrutural, aprovação do projeto, definição do local para instalação e liberação para construir. Clenir começou do zero e isso é excelente, porque a empreendedora já faz dentro do que prevê a legislação”, comentaram.

O secretário de Agricultura, Fabrício Fardin, esteve no empreendimento realizando a entrega do certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e comentou da importância da regularização das agroindústrias.

“O produto certificado tem maior alcance no mercado municipal e representa a garantia de qualidade e higiene por parte dos consumidores, agregando valor a seus produtos. Temos relatos de produtores que tinham dificuldade de vender seus produtos sem registro e que, a partir do momento que passaram a utilizar do serviço as portas se abriram”, comentou o secretário.

Quem quiser fazer pedido de ovos ou esterco, outro produto comercializado, o contato é o (27) 99924-8387 e o Instagram @granjadanona.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...