Agrotóxico em situação irregular é apreendido na Ceasa

Dez litros de agrotóxico foram apreendidos, na manhã de hoje (29), no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica, onde o produto estava sendo comercializado. Um dos agrotóxicos apreendidos foi o da marca Gramoxone, sobre o qual há sérias restrições de uso, inclusive, com previsão de banimento do mercado nacional a partir de setembro deste ano.

A fiscalização e apreensão, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), ocorreu após a representantes da Ceasa levar a denúncia para o Idaf de que havia uma pessoa física realizando a venda para os produtores rurais no mercado da Central, o que é proibido.

Só é permitida a venda de agrotóxicos em estabelecimentos comerciais registrados pelo Idaf. Todos os agrotóxicos vendidos nos comércios capixabas, ou de outros estados que atendem o Espírito Santo, precisam estar cadastrados no Instituto. Além disso, o produto também era comercializado sem nota fiscal e sem a receita agronômica, que deve ser emitida por um profissional habilitado.

Todo o produto apreendido será encaminhado para a central de recebimento de embalagens vazias e impróprias, administrada pelo Instituo Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que fará a destinação final adequada dos produtos, conforme as normas técnicas recomendadas.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o trabalho do instituto promove segurança alimentar aos capixabas. “Recolhemos agrotóxicos encontrados em situação irregular que podem, por isso, oferecer sérios riscos à saúde tanto de quem consome o alimento quanto do produtor que manuseia o agrotóxico durante o plantio”, disse Louzada. Ele informou que as denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do e-mail [email protected], nos escritórios do Idaf, ou no disque-denúncia 181.

Texto: Rafaely Lyra/Idaf

Últimas notícias

Capixaba é eleito influenciador do cooperativismo brasileiro

O Prêmio Somoscoop divulgou os finalistas em cerimônia virtual O deputado federal Evair ...

Abacaxis produzidos no Espírito Santo são distribuídos a hospital

Funcionários do viveiro, extensionista do Incaper e representantes da Secretaria de Agricultura de ...

Nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade é lançada

Foto: Sebastião Araújo/Embrapa O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de ...

Seguro rural de florestas será avaliado em videoconferência do Mapa

Evento virtual Monitor do Seguro Rural será no dia 27 de novembro O ...

Aprovado certificado para exportação para o México de ovos frescos, subprodutos e partes e arroz com casca

O Brasil foi informado pelas autoridades mexicanas da aprovação do Certificado Zoossanitário Internacional ...