Agrotóxico em situação irregular é apreendido na Ceasa

Dez litros de agrotóxico foram apreendidos, na manhã de hoje (29), no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica, onde o produto estava sendo comercializado. Um dos agrotóxicos apreendidos foi o da marca Gramoxone, sobre o qual há sérias restrições de uso, inclusive, com previsão de banimento do mercado nacional a partir de setembro deste ano.

A fiscalização e apreensão, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), ocorreu após a representantes da Ceasa levar a denúncia para o Idaf de que havia uma pessoa física realizando a venda para os produtores rurais no mercado da Central, o que é proibido.

Só é permitida a venda de agrotóxicos em estabelecimentos comerciais registrados pelo Idaf. Todos os agrotóxicos vendidos nos comércios capixabas, ou de outros estados que atendem o Espírito Santo, precisam estar cadastrados no Instituto. Além disso, o produto também era comercializado sem nota fiscal e sem a receita agronômica, que deve ser emitida por um profissional habilitado.

Todo o produto apreendido será encaminhado para a central de recebimento de embalagens vazias e impróprias, administrada pelo Instituo Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que fará a destinação final adequada dos produtos, conforme as normas técnicas recomendadas.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o trabalho do instituto promove segurança alimentar aos capixabas. “Recolhemos agrotóxicos encontrados em situação irregular que podem, por isso, oferecer sérios riscos à saúde tanto de quem consome o alimento quanto do produtor que manuseia o agrotóxico durante o plantio”, disse Louzada. Ele informou que as denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do e-mail [email protected], nos escritórios do Idaf, ou no disque-denúncia 181.

Texto: Rafaely Lyra/Idaf

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...