Agrotóxico em situação irregular é apreendido na Ceasa

Dez litros de agrotóxico foram apreendidos, na manhã de hoje (29), no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica, onde o produto estava sendo comercializado. Um dos agrotóxicos apreendidos foi o da marca Gramoxone, sobre o qual há sérias restrições de uso, inclusive, com previsão de banimento do mercado nacional a partir de setembro deste ano.

A fiscalização e apreensão, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), ocorreu após a representantes da Ceasa levar a denúncia para o Idaf de que havia uma pessoa física realizando a venda para os produtores rurais no mercado da Central, o que é proibido.

Só é permitida a venda de agrotóxicos em estabelecimentos comerciais registrados pelo Idaf. Todos os agrotóxicos vendidos nos comércios capixabas, ou de outros estados que atendem o Espírito Santo, precisam estar cadastrados no Instituto. Além disso, o produto também era comercializado sem nota fiscal e sem a receita agronômica, que deve ser emitida por um profissional habilitado.

Todo o produto apreendido será encaminhado para a central de recebimento de embalagens vazias e impróprias, administrada pelo Instituo Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que fará a destinação final adequada dos produtos, conforme as normas técnicas recomendadas.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o trabalho do instituto promove segurança alimentar aos capixabas. “Recolhemos agrotóxicos encontrados em situação irregular que podem, por isso, oferecer sérios riscos à saúde tanto de quem consome o alimento quanto do produtor que manuseia o agrotóxico durante o plantio”, disse Louzada. Ele informou que as denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do e-mail [email protected], nos escritórios do Idaf, ou no disque-denúncia 181.

Texto: Rafaely Lyra/Idaf

Últimas notícias

Rastreabilidade do gado atende às exigências do mercado europeu e proporciona maior rentabilidade aos pecuaristas

O mercado internacional de carne bovina está em crescimento. Segundo o USDA, serão ...

Cinco plantas para melhorar a energia do lar

Elas servem para perfumar, embelezar e até mesmo para alimentar. Mas o que ...

Oeste da Bahia vai ampliar cultivo de cereais e pode ajudar autossuficiência do Brasil

A triticultura da região oeste da Bahia pode contribuir na busca por autossuficiência ...

Mundo digital é uma oportunidade de negócios no agro

O agronegócio avançou fortemente em termos de digitalização durante a pandemia do novo ...

Estudantes realizam ação de reflorestamento em Colatina

A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia Estudantes e ...