Agroturismo de Venda Nova do Imigrante está entre os oito roteiros no Projeto Experiências do Brasil Rural

O Circuito de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas do Espírito Santo, foi um dos oito circuitos classificados no edital do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, organizado pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF).

O projeto tem como objetivo apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. De um total de 52 propostas de todo o Brasil, que priorizavam quatro cadeias produtivas (queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia), apenas oito projetos foram selecionados.

Anúncio

O município foi proponente e contemplado com o roteiro “Agroturismo”, uma ação realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato e pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Agrotur e do Convention Montanhas Capixabas. O roteiro de Venda Nova envolve 39 empreendimentos turísticos.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanto, Carla Caliman, o projeto prevê a qualificação do roteiro e empreendimentos, trazendo ações de promoção e apoio à comercialização. “O projeto trará muita visibilidade não só para o município, mas para a região e o Estado do Espírito Santo. É uma forma de impulsionar os nossos produtos, serviços de agricultura familiar, agroturismo e do turismo como um todo”, destaca.

Anúncio

As atividades de desenvolvimento do projeto serão realizadas de forma on-line. Nesta quinta-feira (27), servidores da Prefeitura participam de uma reunião para início das atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses.

Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.

O município de Venda Nova do Imigrante, premiado pelo Ministério do Turismo devido ao seu pioneirismo no setor, em 2006, recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo. Localizado a 104 quilômetros da capital, Vitória, integra a região turística Montanhas Capixabas.

AGROTURISMO CAPIXABA – O agroturismo do Espírito Santo é muito diversificado. Oferece uma grande variedade de produtos tais como geleias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, socol, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, cachaças, artesanato e bordados e está espalhado em todo nosso território. Além disso, a qualidade da produção se reflete na conquista de algumas Indicações Geográficas (IGs), como para o socol, cacau em amêndoas, inhame e cafés.

A Região das Montanhas Capixabas é referência nacional no desenvolvimento do agroturismo, com destaque para Venda Nova do Imigrante. O agroturismo das montanhas capixabas oferece infraestrutura com casas de chá e café colonial, trilhas ecológicas e passeios a cavalo. Além do contato com o campo e o acesso a produtos caseiros, o visitante pode participar de colheitas e presenciar o processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...