Alerta para possíveis impactos do frio e da geada na agricultura brasileira

Com a chegada da onda de frio dessa semana no Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chama a atenção para os produtores das culturas agrícolas que poderão ser prejudicadas pela geada, prevista em diversos municípios brasileiros.

A geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas e seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra. A ocorrência resulta, muitas vezes, em severos prejuízos econômicos, principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Anúncio

Com a chegada da onda de frio dessa semana, o INMET reforça o aviso de atenção para as culturas que poderão ser prejudicadas pela geada, conforme já indicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu Boletim Semanal.

Anúncio

A previsão de temperaturas baixas e ocorrência de geadas no centrossul do país poderão impactar os cultivos de milho e feijão segunda safra, que se encontram em fases fenológicas sensíveis, como também alerta a Conab, além das hortaliças e das culturas perenes como o café, cana-de-açúcar e frutas.

Outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis às culturas. Por exemplo, registros de temperaturas nas estações meteorológicas menores que 2°C na fase de florescimento podem comprometer a cultura do milho, enquanto 1°C nesta mesma fase, impacta severamente a cultura do feijão (o feijão é afetado por temperaturas mais altas que essa).

Na cultura do café, por ser uma cultura pouco tolerante ao frio, a ocorrência de temperaturas abaixo de 0°C podem provocar danos parciais ou totais à planta. Já para a cultura da banana, temperaturas inferiores a 4°C podem ocasionar danos nas folhas e prejudicar os frutos em formação. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade do vento.

SEGURO – Com a importância cada vez maior de se acompanhar as mudanças climáticas e seus impactos, além da ocorrência de mais desastres naturais, o INMET trabalhou nos últimos meses seguro paramétrico, o chamado “SIM-INMET”, em que a seguradora, o cliente e o corretor acordam um parâmetro que vai disparar o gatilho de cobertura da apólice do seguro.

Esse parâmetro é ligado a variáveis climáticas, como, por exemplo, excesso ou falta de chuva, ou de vento, ou ainda variações não esperadas em níveis de temperatura, como é o caso da frente fria atual. O contrato de seguro define o período em que o parâmetro precisa ser atingido, a localização de cobertura e as informações climáticas do Instituto. Se, durante o período de vigência da apólice, o parâmetro for atingido, a indenização é feita conforme o contratado.

O INMET também tem apoiado empresas do agronegócio a realizarem uma Análise Gestão de Risco Climático personalizada por meio do sistema de previsão climática do órgão e da escolha de indicadores econômicos/climáticos que reduzem os impactos negativos das mudanças climáticas.

Além dos alertas emitidos pelo INMET, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO) possui uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de cinco dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do INMET ou no link: http://sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro/app/previsao/geada. Esses produtos criados pelo Instituto permitem que os produtores rurais possam se precaver em momentos como este.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Fonte: INMET

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...